Atlético e Coritiba podem se ajudar no Campeonato Brasileiro

Com a perda do título da Copa do Brasil para o Flamengo, o Atlético agora precisa voltar todas as atenções ao Campeonato Brasileiro,  onde segue vivo na briga por uma vaga na Libertadores. Nesta tentativa de retornar à principal competição do América do Sul, o Furacão pode contar, indiretamente, com uma ajuda do rival Coritiba, que domingo enfrenta o Botafogo, um dos postulantes a uma das vagas na Libertadores.

Faltando apenas duas rodadas para o término do Brasileirão, além do Furacão e do alvinegro carioca, Grêmio, Goiás e Vitória ainda brigam pelas très últimas vagas restantes no G4, que ainda pode se transformar em G3 caso a Ponte Preta conquiste o título da Copa Sul-Americana. Além disso, apenas o campeão – no caso o Cruzeiro – e o vice do Campeonato Brasileiro conquistam uma vaga diretamente para a fase de grupo da Libertadores. O terceiro e o quarto colocados, ou o campeão da Sul-Americana, terão que passar pela primeira fase do torneio antes.

 

Por isso, apesar de o Rubro-Negro depender das suas próprias forças para se classificar e ser vice-campeão, contar com a colaboração do rival, que precisa vencer domingo, não seria nada ruim. Inclusive a classificação atleticana pode ser garantida já neste final de semana, com uma pequena colaboração coxa-branca. Para isso, basta o Furacão vencer o Santos, na Vila Belmiro, e que o Alviverde não perca para o Botafogo.

 

Desta forma, o Rubro-Negro chegaria aos 64 pontos e só poderia ser alcançado pelo vencedor do duelo direto entre Grêmio e Goiás, garantindo, no mínimo, o terceiro lugar na tabela. Se perder para o Santos, os atleticanos ainda podem ser beneficiados pela vitória do rival, pois chegariam na última rodada apenas precisando ganhar do Vasco para se classificar.

Por outro lado, o Coritiba também pode se beneficiar da ajuda do Atlético, que na última rodada encara o Vasco, outro que está na zona de rebaixamento – um ponto atrás do Coxa. Principalmente pelo fato de que o Rubro-Negro pode chegar a este jogo precisando ganhar, assim como o Alviverde, caso não ganhe do Botafogo e os vascaínos vençam o Náutico. Com isso, o time coxa-branca dependeria diretamente da ajuda do rival.

Em outra situação, dependendo das combinações de resultados, o Coritiba, se derrotar o Botafogo, pode até se dar ao luxo de não vencer o São Paulo e ainda assim permanecer na elite, em caso de uma vitória atleticana sobre os cariocas. O próprio presidente do Coxa, Vilson Ribeiro de Andrade, mesmo com um certo tom de ironia, admitiu que seria bom os rivais se apoiarem em busca de seus objetivos. “Bom para o Coritiba é ganhar o seu jogo. Quem depende dos outros não tem nenhum caminho a seguir. Mas o Coritiba tem um jogo importantíssimo contra o Botafogo. Com certeza vamos ajudar o Atlético, e ganhar do Botafogo. Aí o Atlético nos ajuda contra o Vasco”, disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna