Responsável pela arbitragem do primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil, o paulista Paulo César de Oliveira acumula polêmicas em sua carreira no futebol brasileiro. A principal delas aconteceu justamente com o Vasco, uma das equipes protagonistas da grande final, e outro clube paranaense, o Paraná Clube.

continua após a publicidade

No dia 19 de setembro de 1999, as equipes jogavam pelo Campeonato Brasileiro em São Januário. O árbitro paulista expulsou três jogadores do time da casa. O ex-presidente do clube, Eurico Miranda, invadiu o campo e foi em direção ao juiz. Após a invasão, Oliveira encerrou o jogo aos 41 minutos do segundo tempo por falta de segurança. Na ocasião, o duelo estava empatado em 1 a 1 e o Tricolor pressionava o adversário.

Após a partida, o presidente da comissão de arbitragem naquele ano, Armando Marques, criticou severamente o árbitro. Em entrevista à Rede Globo, o dirigente afirmou que Paulo César de Oliveira deveria sofrer de “diarréia mental” e que gostava de comer alfafa. O episódio rendeu ao árbitro vários meses na “geladeira”.

continua após a publicidade