A vitória sobre o Cruzeiro, atual campeão da Copa do Brasil e time com melhor campanha do returno do Campeonato Brasileiro, deu esperanças que o Coritiba pode escapar do rebaixamento. Muito mais do que os três pontos, o resultado positivo diante da Raposa dá mais confiança para o time, que, dos nove jogos restantes, precisa vencer pelo menos cinco para garantir sua permanência na elite do futebol nacional.
- Baumjohann, enfim, estreia pelo Coxa e ganha elogios
- Coritiba ajudará o Brasil na preparação pra Copa do Mundo
O Coxa, na verdade, diante do Cruzeiro, não teve uma atuação de encher os olhos do torcedor. Mas o momento que vive fazem os três pontos valerem muito mais do que qualquer grande exibição. O técnico Marcelo Oliveira espera que o início tenha sido o início de um novo momento para o Verdão no Brasileirão.
“Uma vitória fundamental na nossa caminhada e que por detalhes não a conseguimos antes. Isso criou uma pressão e um pouco de ansiedade, mas eu falei para os jogadores que, mesmo não ganhando, sabíamos que o time havia competido. Hoje nós enfrentamos o melhor time do returno, que descansou a semana toda, enquanto tivemos tempo curto para recuperar. A recuperação em cima de uma pressão é dolorosa, mas a resposta foi muito boa. Tivemos o controle do jogo e talvez com um pouco mais de gás tinha feito o segundo gol no contra-ataque. Eu acho que tem tudo para a gente viver um novo momento e fica a lição de que não se ganha de qualquer jeito”, apontou o treinador.
O Coritiba tem agora mais uma sequência complicada pela frente. Além do duelo contra o Vasco, amanhã, às 17h, no Maracanã, o time coxa-branca encara, depois, o Sport, também fora de casa. O alento para o Verdão é de que uma vitória contra a equipe carioca já tira o clube momentaneamente da zona de rebaixamento. Somente se conseguir bons resultados nestes dois duelos é que o clube pode confirmar mesmo que vive um novo momento na competição.
O resultado positivo colhido diante do Cruzeiro foi suado, importante para o Coritiba e também para o próprio Marcelo Oliveira. O treinador vinha pressionado no comando do Coxa e um novo tropeço poderia resultar na sua saída. O comandante alviverde reforçou a convicção no trabalho que estava sendo feito e projeta uma boa sequência a partir de agora.
“Fui jogador por quinze anos e sou treinador há mais de quinze, então a gente fica mais cascudo para isso. Somos profissionais e não podemos nos levar em função de qualquer tipo de pressão. Ficamos muito tempo sem resultados e em todos os jogos eu fui com a convicção de que iria ganhar. Em nenhum momento duvidei disso. Eu espero que venham outras vitórias para coroar o trabalho dos jogadores que está muito bom”, pontuou Oliveira.
Confira a classificação completa do Brasileirão
Com o pensamento jogo a jogo, o Coritiba, na verdade, terá que matar um leão a cada rodada. A vitória diante do Cruzeiro foi importante, mas já ficou para trás. O foco agora, é o Vasco e, nas nove rodadas restantes, alcançar logo os 46 pontos para evitar o rebaixamento.
“Todos estão se ajudando para tirar o Coritiba dessa situação. Todos estão com o pensamento positivo. Essa vitória contra o Cruzeiro não é nada ainda, temos muito chão pela frente. A meta é 46 pontos, temos que correr mais ainda do que corremos nesse jogo para conseguir o objetivo”, concluiu o atacante Rildo.