Depois de 36 dias do último jogo de um time do trio de ferro, onde as atenções estavam voltadas para a Copa do Mundo, o foco passa a ser mais uma vez para a realidade local. A retomada do Campeonato Brasileiro se dá justamente com o time que fez a última partida antes na Copa. Assim, amanhã, o Paraná enfrenta o América-MG fora de casa. Na quarta-feira, o Coritiba pega o Figueirense, no Couto Pereira, e o Atlético o Flamengo em Macaé. Retomada que, para o trio de ferro, precisa ser bem diferente da primeira fase da competição, quando a decepção tomou conta do futebol paranaense pelo fraco desempenho.
Dos três times, o Atlético é o que tem a situação um pouco melhor. Na primeira etapa dos nove jogos disputados venceu três e perdeu apenas duas partidas. Mesmo assim é o que retorna com a mudança mais impactante. O jogo de quarta-feira marca a estreia de Doriva no comando técnico da equipe. “Na parte física, fizemos um bom trabalho. E o Doriva conseguiu nos passar o esquema tático que ele quer ver a equipe jogando. Durante a parada da Copa, tivemos três semanas trabalhando com ele. Com isso, o grupo pôde assimilar a ideia dele”, destacou o zagueiro Cléberson.
Entre as mudanças estão a saída do coordenador de futebol Antônio Lopes e dos jogadores que não estavam sendo utilizados. É o caso de Manoel, Felipe e Zezinho. Além do treinador as únicas caras novas são o volante Derley e os atacantes Dellatorre e Marcão – que retornam de empréstimo. O jogo de quarta feira ocorre em Macaé a partir das 22h.
No Coritiba a situação é bem pior. Na zona do rebaixamento e tendo vencido apenas uma das nove partidas no início do Brasileirão, o time recomeça tendo que enfrentar a pressão pela melhora. A intertemporada alviverde durou quase trinta dias, o atacante Martinuccio foi o reforço apresentado ao treinador durante a parada para a Copa. Moacir e Victor Ferraz foram negociados com Figueirense e Santos respectivamente. O técnico Celso Roth pôde observar a equipe em dois jogos-treino, contra o Foz de Iguaçu onde venceu por 4×0 e contra o Camboriú onde venceu por 3×0.