Não faltou luta, determinação e força de vontade ao Coritiba na derrota sofrida para o Atlético Nacional por 3×1, nesta quarta-feira (26), em Medellín, na Colômbia, que culminou com a desclassificação da Copa Sul-Americana. Com o sonho de ser campeão da competição internacional interrompido, o Coxa vai concentrar, a partir de agora, todas as suas forças na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Apesar da eliminação, pode-se dizer que o Alviverde volta fortalecido para a reta final da temporada. O time coxa-branca, pela primeira vez na sua história, venceu um duelo sul-americano em uma competição oficial fora de casa e também chegou pela primeira vez nas quartas de final de um torneio internacional.
Na 14ª colocação com 38 pontos conquistados, o Coxa, para não depender de outros resultados, precisará conquistar mais três vitórias para garantir de vez a sua permanência na elite do futebol nacional. Sem tempo para lamentar a eliminação sofrida para o atual campeão da Libertadores, o Coritiba vai direto para o Rio de Janeiro onde enfrenta, neste sábado (29), o Botafogo, no estádio Luso Brasileiro.
O time alviverde, se não quiser voltar para a zona de rebaixamento já na próxima rodada, terá que pontuar nessa partida contra um adversário que, vem em ascensão e lutando para por uma vaga na Libertadores. Além da partida contra o time carioca, o Verdão, nas últimas cinco rodadas do Brasileirão, vai enfrentar ainda Atlético-MG, Santa Cruz e Vitória, no Couto Pereira, além de Flamengo e Ponte Preta, longe de Curitiba.