Ufa! Lá se iam oito jogos sem saber o que é uma vitória, mas o Coritiba iniciou a “era Ney Franco” com futebol de primeira e uma bela vitória sobre o Fluminense por 3 a 1.
O Alviverde conseguiu envolver o Tricolor das Laranjeiras em pleno Maracanã, construiu o resultado, soube segurar a pressão e matou os cariocas no final. Com o resultado, o Coxa deu um bico na zona do rebaixamento do Brasileirão e afastou a crise que rondava o Alto da Glória e que derrubou treinador e dirigente na semana passada. O próximo desafio será o líder Palmeiras, no Couto Pereira.
Após a derrota para o Cruzeiro em casa, a diretoria resolveu mexer e demitiu René Simões, que logo foi substituído por Ney Franco. O treinador foi embora, mas não foi o único.
O diretor de futebol Homero Halila pediu para sair e abriu espaço para o retorno de João Carlos Vialle. Em Salvador, pela Sul-Americana, nem o treinador, nem o dirigente puderam assumir efetivamente, mas contra o Fluminense já deu para sentir as mudanças. Nada de apatia ou mesmo os erros primários cometidos nos últimos jogos. Ao contrário, não faltou raça e Marcelinho Paraíba voltou a brilhar.
E ele não foi o único. Pedro Ken e Carlinhos Paraíba também jogaram o que sabem e ajudaram o Coritiba a construir o resultado. O primeiro gol saiu de boa jogada pela direita que PK cruzou na medida para MP9 escorar de cabeça.
Livre, não deu chance para Fernando Henrique, que salvou um tirambaço de Bruno Batata. No primeiro tempo, o Flu só chegou quando Jeci tentou cortar uma bola, ela subiu e caiu no travessão. Só um susto.
No segundo tempo, o mesmo filme e Marcelinho voltou a brilhar. Lançado, ele disparou, passou como quis por Luiz Alberto e chutou. FH rebateu no zagueiro e o MP9 só completou.
Era prenúncio de goleada, mas o Alviverde passou por dificuldades. Kiesa descontou. Em velocidade, ele passou por Jeci e Pereira e mandou na saída de Edson Bastos. Depois disso, Roni teve a grande chance de empatar, mas chutou para fora e acordou o Coxa da pressão.
O time passou a segurar a bola no ataque com os Paraíbas, até a bola sobrar para Pedro Ken ser garçom mais uma vez e cruzar para Marcos Aurélio entrar por trás da defesa e mandar para o gol e fechar o caixão do Tricolor das Laranjeiras. Na abertura do returno, o adversário será o Porco às 21h50 de quarta-feira em casa.