A participação na final da Copa do Brasil e o recorde nacional de 24 vitórias seguidas mantiveram o Coritiba em evidência não apenas na grande imprensa, mas também nas redes sociais da internet.
O “boom virtual” que colocou o Alviverde no “top 5” entre os 20 participantes do Brasileirão 2011 no Facebook, Twitter, blogs e YouTube ocorreu entre os dias 8 e 12 de junho, conforme levantamento da empresa Miti Inteligência.
A melhor posição obtida por paranaenses entre as redes analisadas pela empresa ocorreu em pesquisas no YouTube. Nessa plataforma o Coritiba foi o segundo grande time brasileiro mais procurado por internautas, sendo superado apenas pelo Vasco, campeão da Copa do Brasil 2011.
Já o Atlético foi penúltimo colocado, atrás de Avaí, Atlético Goianiense e América-MG, superando apenas o Ceará. No número de interações em blogs, o Coritiba foi o terceiro mais procurado como palavra-chave.
Apenas Vasco e Internacional se posicionaram em posições superiores. O Atlético foi o antepenúltimo entre os 20, superando somente o xará Atlético Mineiro e o Ceará.
Em relação ao Facebook, Vasco, Flamengo e Corinthians foram os três mais procurados. O Coritiba ficou com a quarta posição, enquanto o Atlético foi o 16.º no geral. Já no Twitter o Coritiba foi o quinto mais procurado, atrás de Vasco, Flamengo, Corinthians e Palmeiras. O Atlético foi o 15.º.
No total de menções das quatro mídias sociais, o Vasco obteve vantagem absoluta sobre os demais times, com 44.127 menções, sendo seguido por Corinthians, Flamengo e, logo depois, o Coritiba. A equipe do Alto da Glória foi citada 16.047 vezes. O Atlético foi o 16.º, sendo mencionado 2.500 vezes.
Interação
Utilizadas como forma de aproximar torcedores à realidade e o dia-a-dia dos seus times, as redes sociais são vistas como uma das formas de interação mais utilizadas na atualidade.
Por isso, ferramentas como Twitter, Facebook, blogs e YouTube se tornaram cotidianas para clubes, jogadores e torcidas. “Os internautas usam esses canais para incentivar, criticar e promover o seu time do coração. As redes ainda acabam sendo cenário para discussões acaloradas, o que ajuda a elevar o número de citações”, comenta a gerente de inteligência e marketing da empresa que realizou o monitoramento, Elizangela Grigoletti.