Depois de nove jogos sem perder no Campeonato Brasileiro da Série B, o Coritiba sucumbiu ontem ao Sport por 3 a 2 na Ilha do Retiro. Prejudicado pela arbitragem de Jailson Macedo de Freitas, que anulou um gol legítimo e marcou um pênalti questionado para os pernambucanos, o Alviverde ainda reagiu, mas era tarde e não conseguiu voltar do Recife com um resultado melhor.

continua após a publicidade

Mesmo assim, o Coxa manteve com folga a liderança da competição e adia um pouco mais a conquista do acesso para a primeira divisão do ano que vem. Na terça-feira, recebe o Vila Nova no Couto Pereira.

Como já era esperado, sempre que comanda uma partida o árbitro baiano desagrada com marcações polêmicas. Que o digam os atleticanos, que já sofreram com Jailson diante de Palmeiras e Corinthians pela Série A.

Ontem, foi a vez do Coritiba. Apesar de o time não ter demonstrado a mesma pegada de jogos anteriores e aceitado a maior posse de bola do Leão do Norte, o apito influenciou no resultado da partida.

continua após a publicidade

Ainda no primeiro tempo, Fabinho Capixaba foi empurrado na área por Marcelinho Paraíba e no deslocamento ajeitou a bola com o braço direito. Não adiantou reclamar nada e o MP10 abriu o placar.

Perdendo, Ney Franco arriscou e apostou em Tcheco e Marcos Aurélio. A tática poderia ter dado um resultado melhor, mas Jailson anulou um gol alviverde. Tcheco cobrou falta da intermediária, Pereira foi deslocado pela marcação, o goleiro Magrão trombou com o zagueiro coxa e a bola entrou.

continua após a publicidade

O árbitro anulou o lance e não explicou o que marcou e deixou todo mundo nervoso no time alviverde. Na sequência, Rafinha derrubou Ciro na área e foi expulso. MP10 cobrou penalidade novamente e ampliou.

Talvez para compensar, Jailson não expulsou Leandro Donizete, que deu carrinho violento em Adriano Louzada. Mas ainda dava tempo e Leonardo diminuiu numa bela jogada.

Mesmo com um a menos em campo, o Coritiba queria o empate. No entanto, a falta de atenção da zaga permitiu uma escapada de Germano, que entrou livre e tocou para Ciro ampliar.

A reação alviverde veio na sequência com Marcos Aurélio. Lançado por Enrico, ele protegeu bem a bola da marcação e chutou rasteiro no canto. Ainda dava para ao menos empatar e o time foi para cima.

Enquanto o técnico Geninho tratava de administrar a partida colocando mais gente para marcar. No final, Ciro quase ampliou, mas os pernambucanos comemoraram a vitória.

Mesmo com a derrota, o Coritiba mantém grande vantagem para os adversários. O time do Alto da Glória tem quatro pontos de vantagem para o vice-líder e dez para o quinto colocado.

Ficha Técnica

Série B – 29ª rodada

Sport

Magrão; Dadá (Igor, 36 do 2.º), César, Tóbi e Dutra; Germano, Daniel Paulista, Élton (Zé Antônio, 44 do 2.º) e Marcelinho Paraíba; Adriano Louzada (Romerito, 23 do 2.º) e Ciro.
Técnico: Geninho

Coritiba

Edson Bastos; Cleiton, Pereira e Jéci; Fabinho Capixaba (Marcos Aurélio, 1 do 2.º), Leandro Donizete, Léo Gago (Tcheco, 1 do 2.º), Rafinha e Triguinho (Ângelo, 20 do 2.º); Enrico e Leonardo.
Técnico: Ney Franco

Local: Ilha do Retiro (Recife)
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) e Adson Márcio Lopes Leal (BA)
Gols: Marcelinho Paraíba a 34 do 1.º tempo; Marcelinho Paraíba a 15, Leonardo a 21, Ciro a 27 e Marcos Aurélio a 32 do 2.º tempo
Amarelos: Dadá, Tcheco, Pereira,
Leandro Donizete, Daniel Paulista
Expulsões: Rafinha a 13 do 2.º tempo
Renda: R$ 109.585,00
Público Pagante: 15.775