O Coritiba tem se acostumado com decisões nesta reta final da temporada. Depois de passar pelo Belgrano e de chegar nas quartas de final da Copa Sul-Americana, o Verdão iniciou bem a sua maratona de jogos decisivos pelo Campeonato Brasileiro na luta contra o rebaixamento e bateu o América-MG, na última segunda-feira, no Couto Pereira. Hoje, às 19h30, no Beira-Rio, em Porto Alegre, o adversário será o Internacional, velho conhecido do técnico Paulo César Carpegiani e que, na área de risco da competição nacional, vive uma das piores crises da sua história.
Depois da vitória sobre o Coelho por 3×0, o Coxa conseguiu abrir cinco pontos para a zona de rebaixamento e, mais aliviado, o treinador admitiu que o Verdão, a partir deste momento, passaria a ter ambições maiores dentro do Brasileirão. O G4 do torneio virou G6 e o Alviverde tem apenas seis pontos de desvantagem para o Atlético, seu maior rival e atual sexto colocado.
“Acho que todo time que está no meio da tabela pensa agora em Libertadores. Falar que nosso pensamento é em Libertadores ainda não é o momento. A gente tem que se concentrar, trabalhar jogo após jogo para primeiro sair dessa situação. A vaga na Libertadores será consequência do trabalho que a gente vem a fazer durante os jogos. A mudança para o G6 é boa, tem mais times brasileiros e não favorece só o Coritiba, mas outras equipes também”, afirmou o meia Raphael Veiga.
Sem poder contar com o volante Alan Santos, machucado, e com o atacante Kazim, suspenso, o técnico Paulo César Carpegiani pode fazer algumas alterações no time. Porém, o comandante garantiu uma equipe segura defensivamente, com qualidade no meio de campo e muito rápida no ataque.
Assim, a defesa alviverde pode ter até duas mudanças. Dodô pode ganhar a posição na lateral-direita de César Benitez e, na zaga, Luccas Claro pode ser titular no lugar de Nery Bareiro. Para a vaga de Alan Santos, o volante Edinho é o favorito para formar o setor de contenção junto com João Paulo. Este setor pode ganhar ainda o volante Amaral ou meia González no lugar de Vinicius. Na frente, a principal mudança deve ser a entrada de Ortega no lugar de Kazim, para que o time não perca sua forma de atuar e o homem de referência no ataque.
Raphael Veiga que, apesar de ter apenas 21 anos, virou titular absoluto e peça fundamental no meio de campo alviverde depois da chegada do treinador, espera que o Coritiba possa melhorar seu rendimento nas partidas fora de casa. O camisa 20 pontuou ainda a importância da partida contra o Colorado para afastar o clube cada vez mais da zona de rebaixamento.
“Temos que melhorar, até pelo adversário ser o Internacional, que está brigando com a gente na parte debaixo para subir na tabela. É um jogo importante e a gente tem que fazer um jogo para, cada vez mais, se distanciar da zona de rebaixamento”, concluiu o jovem armador.
FICHA TÉCNICA
SÉRIE A
2º Turno – 29ª Rodada
Internacional x Coritiba
Coritiba
Wilson; Dodô, Nery Bareiro (Luccas Claro), Juninho e Juan; Edinho, João Paulo, Amaral (Gonzalez) e Raphael Veiga; Leandro e Ortega (Iago).
Técnico: Paulo César Carpegiani
Internacional
Danilo Fernandes; William, Eduardo, Ernando e Ceará; Rodrigo Dourado, Eduardo Henrique, Seijas, Alex e Gustavo Ferrareis; Vitinho.
Técnico: Celso Roth
Local: Beira-Rio (Porto Alegre-RS)
Horário: 19h30
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)