O Coritiba não decepcionou os dez mil torcedores que enfrentaram o frio da capital paranaense para acompanhar a equipe alviverde e venceu o Ceará por 3 a 1 na noite desta quinta-feira, no Couto Pereira, pela sétima rodada do Brasileirão. A vitória na melhor atuação do Coritiba desde o fim da Copa do Brasil deixou o time em 13.º lugar, com sete pontos, e o Ceará se manteve em 15.º, com a mesma pontuação.
Precisando de um bom resultado para se recuperar de vez da perda do título da Copa do Brasil, o Coritiba tomou a iniciativa da partida, diante de sua torcida, mesmo desfalcado do meia Rafinha, do atacante Anderson Aquino e do volante Leandro Donizete, todos lesionados.
Usando bastante as laterais, principalmente a direita com Jonas, o Coritiba chegava com facilidade à linha de fundo. Aos 11 minutos, o lateral-direito cruzou e Leonardo quase abriu o placar. O Ceará pouco assustava, e somente aos 17 minutos chegou com perigo ao ataque, em lance de Thiago Humberto, isolado pela defesa.
Com toda sua equipe atrás, o técnico Vágner Mancini via o Coritiba mandar na partida e o primeiro gol não demorou para sair. Everton Costa recebeu lançamento longo e cabeceou no travessão, no rebote Leonardo abriu o placar, aos 31.
O Ceará sentiu o golpe. Aos 33, Everton Costa aproveitou um cruzamento de Jonas e depois de furar na frente do gol, tirou do alcance do goleiro e ampliou: 2 a 0.
O Coritiba voltou do intervalo sem mudanças e, logo aos 10 minutos, Léo Gagou marcou o terceiro gol. O Ceará descontou no minuto seguinte, com Washington, mas o gol não alterou os dois estilos de jogo.
“A gente demonstrou o que é capaz de fazer, não podemos abaixar a cabeça quando o resultado não é positivo. Temos que manter o trabalho que estamos fazendo”, destacou Everton Costa, destaque do Coritiba no jogo.
FICHA TÉCNICA:
Coritiba 3 x 1 Ceará
Coritiba – Edson Bastos; Jonas, Emerson, Pereira e Eltinho; Willian, Léo Gago, Tcheco (Gil) e Everton Costa (Geraldo); Marcos Aurélio (Davi) e Leonardo. Técnico: Marcelo Oliveira.
Ceará – Fernando Henrique; Boiadeiro, Fabrício, Diego Sacoman e Vicente; Michel, Heleno (Felipe Azevedo), Rudnei e Thiago Humberto (Diguinho); Osvaldo (Iarley) e Washington. Técnico: Wagner Mancini.
Gols – Leonardo, 31, e Everton Costa, aos 33 minutos do primeiro tempo; Léo Gago, aos 10, e Washington, aos 11 minutos do segundo tempo.
Árbitro – Alicio Pena Júnior (MG).
Cartões amarelos – Washington, Diguinho, Davi, Thiago Humberto, Evrton Costa, Willian e Pereira.
Cartão vermelho – Washington.
Renda: R$ 118.510,00.
Público: 10.799 pagantes.
Estádio – Estádio Couto Pereira, em Curitiba.