Na estréia de René Simões no comando técnico ? na partida frente ao Remo, em Belém, o comandante só assistiu – o Coritiba conseguiu, na noite desta sexta-feira, no Couto Pereira, em Curitiba, um importante resultado ao vencer, de virada, o Brasiliense por 2 a 1, e quebrar um tabu de nunca ter derrotado o time do Distrito Federal.
Em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o alviverde paranaense voltou a vencer ao lado de seu torcedor e chegou aos 12 pontos ganhos, assumindo a segunda posição da Série B.
O primeiro tempo foi de poucas chances para os dois lados, porém, mesmo jogando fora de casa, o Brasiliense tocava bem a bola e teve as melhores oportunidades. O time comandado por Roberto Fernandes abriu o placar aos 14 minutos. Allan Delon recebeu bola pelo meio, ajeitou e chutou forte, de longe, pegando o goleiro Edson Bastos adiantado, a bola foi parar no fundo das redes.
O Coritiba, que não fazia uma boa apresentação, tentou dar o troco logo em seguida, mas o ataque não aproveitou. Os jogadores alviverdes continuavam errando muitos passes e não conseguiam sair da marcação imposta pelo time do Distrito Federal. O Coritiba só conseguiu chegar com real perigo aos 28 minutos. Após boa jogada de Juninho pela esquerda, o lateral cruzou na área, mas a zaga do Brasiliense chegou antes que Henrique Dias e afastou o perigo. O Brasiliense tentou dar o troco e em bela troca de passes do ataque, a bola sobrou para Dimba, o atacante chutou forte, Edson Bastos praticou a defesa com o pé, aos 31 minutos.
O Brasiliense jogava à vontade e voltou a oferecer perigo ao Coritiba aos 33 minutos, após cabeçada de Padovani.
A situação coxa-branca ficou mais complicada a partir dos 35 minutos, quando Marlos sentiu o joelho e foi obrigado a sair, dando lugar a Caíco, que não conseguiu criar nada para os atacantes alviverdes.
Modificado
O Coritiba voltou com uma alteração para a segunda etapa, René Simões acreditou em Gustavo e o resultado acabou dando certo.
Mesmo não fazendo um bom segundo tempo, o Coritiba chegou mais do que no primeiro tempo e concluiu com precisão as poucas oportunidades que criou. Logo aos 8 minutos, o time paranaense conseguiu a melhor jogada até o momento. Em boa troca de passes, Caíco tocou para Keirrison, que chutou forte, a bola acabou saindo à direita, assustando Guto.
O Brasiliense deu o troco e Gustavo cedeu escanteio no lance seguinte. Aos 14 minutos a história do jogo começou a ser modificada, mesmo não fazendo uma boa apresentação, o Coritiba chegou bem no ataque, Fabinho cruzou da esquerda na direção de Gustavo, o atacante foi tocado por trás pelo jogador Marcelo, e o árbitro, em cima do lance, anotou a penalidade máxima, bem cobrada por Anderson Lima, a bola ainda tocou na trave esquerda antes de entrar no fundo das redes de Guto.
O gol espertou o alviverde, que partiu pra cima do time do Distrito Federal, um minuto após a penalidade convertida por Anderson Lima, Gustavo desperdiçou boa oportunidade, tocando fraco na bola. Aos 19 minutos a torcida coxa-branca levou outro susto. Adrininho fez boa jogada e soltou para Allan Delon, o atacante chutou bem, a bola passou muito perto da trave direita de Edson Bastos. Aos 25 minutos, Keirrison dominou a bola na área, girou e chutou forte, Guto se esticou todo para evitar o segundo tento alviverde. Mas aos 26 minutos não teve jeito. Fabinho levantou na área, Gustavo apareceu no meio da zaga do Brasiliense e mergulhou para tocar de cabeça, no canto esquerdo do goleiro Guto.
Ao marcar o segundo gol, o Coritiba se retraiu e aceitou a pressão do time visitante, que só não conseguiu empatar graças as intervenções de Edson Bastos.
O resultado deixa o Coritiba em uma situação tranqüila, entre os líderes da competição. Na próxima rodada o alviverde enfrentará o Ceará, em Fortaleza.