Não foi fácil como muita gente esperava. O Coritiba penou muito para vencer o Santo André – foi de virada, 2 a 1, ontem, no Couto Pereira, com mais de 20 mil torcedores. O resultado (que parecia perdido) coloca o Coxa muito perto da volta à 1.ª divisão do Brasileirão. Um jogo que teve dois símbolos – Túlio e Gustavo, este o autor dos dois gols alviverdes.
A torcida alviverde vivia mais um dia de empolgação. Afinal, era a chance de dar mais um passo na caminhada de volta à elite. Para aumentar a expectativa, René Simões confirmara a presença, enfim, de Marlos, Pedro Ken e Keirrison juntos como titulares. No adversário, vários nomes conhecidos e veteranos – Da Guia, Fernando, Fernando Diniz e principalmente Marcelinho Carioca, que começou o jogo vestindo a mítica camisa 7 que o consagrou no Corinthians.
E no 1.º tempo, a experiência do Santo André falou alto. Quando o Coritiba ainda se acertava em campo, aos 5 minutos, Jaílson, aproveitando uma bobeada da marcação, marcou um belo gol, abrindo o placar. E por pouco o Coxa não levou mais gols nos minutos iniciais da partida – um blecaute alviverde, que assustou a torcida.
Aos poucos, o time foi retomando as rédeas do jogo, e o domínio ficou completo quando Douglas foi expulso após uma chegada mais dura em Túlio. O zagueiro do Ramalhão ficou transtornado, e errou até a entrada do túnel. No banco, Fernando Diniz reclamou muito e acabou excluído. ?Só falta o árbitro colocar a bola para dentro para o Coritiba?, atirou o técnico paulista Sérgio Soares.
René Simões sacou Careca e colocou o Coxa no ataque com a presença de Henrique Dias. Apesar da pressão, e do domínio territorial, o Cori não criou grandes chances, e saiu vaiado no final da 1.ª etapa. Saindo de campo, Henrique Dias e Keirrison discutiram asperamente – e se não fosse a intervenção do diretor Maurício Cardoso, sabe-se lá o que iria acontecer.
Virada
O que realmente aconteceu foi a virada coxa. Que começou no novo posicionamento do Cori, passou pela força das arquibancadas e terminou nos pés de dois heróis. Túlio, que não fizera um bom 1.º tempo, mandou no meio-de-campo até o 2 a 1. Primeiro, aos 9 minutos, fez boa tabela com Marlos e chutou. Neneca defendeu e o outro herói alviverde apareceu. Gustavo cabeceou bola, goleiro, zagueiro e empatou o jogo.
Catorze minutos mais tarde (aos 23), Henrique lançou em profundidade, Túlio desviou de Neneca e Gustavo chegou para marcar o gol da virada.
O que parecia simples virou dramático logo depois, quando Henrique foi expulso com correção por Gutemberg de Paula Fonseca. A partir daí,o Santo André comandou a partida, obrigando a defesa alviverde a trabalhar muito para manter o resultado.
Que foi mantido – mais uma vitória que encaminha o Coritiba para a Série A.
Sintonia com a torcida move mais uma vez o time A rotina das vitórias do Coritiba no Couto Pereira prossegue. Ninguém arredou pé do estádio após o jogo -foram 10, 15 minutos de gritos, emoção e unidade entre time e torcida.
Os jogadores foram mais uma vez à galera para agradecer a ajuda durante toda a partida. E, mesmo mantendo a serenidade, todos sabem que o Coxa está perto, muito perto da volta à Série A do Brasileirão.
?Estamos muito perto?, afirmou Gustavo, autor dos dois gols da vitória alviverde. Ele foi ovacionado várias vezes ontem. Primeiro, ao marcar o gol de empate e sair de maca. Depois, ao virar a partida com um lance de oportunismo.
E, enfim, quando o jogo terminou e ele, sozinho no centro do campo (o resto do time estava perto da torcida organizada), era cercado por jornalistas. ?Todo mundo está de parabéns, porque conseguimos um resultado contra um adversário muito complicado?, resumiu o centroavante.
O capitão Ânderson Lima, que foi muito elogiado pelo técnico René Simões após o jogo (?Não é todo time que tem um capitão desse nível?, disse), valorizou o empenho do Coxa nos 90 minutos. ?Hoje (ontem) foi uma partida de superação, de muita luta. E fomos felizes e conquistamos mais uma vitória?, disse o zagueiro.
Fora
O único desfalque certo do Coxa para a partida do próximo sábado, contra o Barueri (com portões fechados), na região metropolitana de São Paulo, é o zagueiro Henrique – expulso, ele terá que cumprir suspensão automática. Túlio, que saiu lesionado ontem, será melhor avaliado amanhã. (CT)
CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE B
2° Turno – 31.ª Rodada
Coritiba 2×1 Santo André
Coritiba
Edson Bastos; Henrique, Ânderson Lima e Jéci; Túlio (Caíco, 24 do 2°), Careca (Henrique Dias, 36 do 1°), Pedro Ken, Marlos (Ivo, 31 do 2°) e Carlão; Keirrison e Gustavo.
Técnico: René Simões
Santo André
Neneca; Pará, Douglas, Luiz Henrique e Jaílson; Da Guia, Fernando, Willians e Marcelinho Carioca (Juninho 37 do 1°, depois Sandro Gaúcho 32 do 2°); Márcio Mixirica (Luciano Bebê, 31 do 2°) e Leandrinho.
Técnico: Sérgio Soares.
Em campo
Local: Couto Pereira
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Assistentes: José Antônio Chaves Franco F.º (RS) e Marcelo Bertanha Barison (RS)
Gols: Jaílson 5 do 1°; Gustavo 9 e 23 do 2°
Cartões amarelos: Carlão, Henrique, Ivo (CFC); Willians (SA)
Cartões vermelhos: Douglas e Henrique
Renda: R$ 295.505,00
Público: 23.420 (20.632 pagantes)
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)