Foto: Ciciro Back |
Em tarde inspirada, Carlinhos Paraíba deitou e rolou no Couto Pereira. Deixou Alan Bahia tonto e marcou um golaço na vitória alviverde. continua após a publicidade |
Na primeira partida da grande final do Campeonato Paranaense só deu Coritiba! O Alviverde não tomou conhecimento do Atlético, fez 2 a 0 sobre o rival e deu um grande passo em busca do título estadual.
E com direito a show de bola de Carlinhos Paraíba e mais um gol do craque Keirrison, para deleite de 30 mil coxas que fizeram o Couto Pereira tremer.
Para os mais de três mil rubro-negros, ficou o gosto amargo na garganta e a esperança de o time reverter a situação no jogo de volta. O confronto decisivo está programado para as 16h de domingo, na Arena da Baixada.
O Coritiba pode até perder por um gol de diferença que dá a volta olímpica. Se empatar ou vencer levanta o 33.º título na casa do rival. Já o Furacão não tem escapatória. Precisa fazer três gols de diferença nos 90 minutos para comemorar. Se fizer dois, a disputa vai para a prorrogação e aí quem ganhar leva. Se a peleja continuar empatada, a decisão segue para as penalidades máximas. A tendência é que a diretoria atleticana coloque os 25 mil ingressos disponíveis à venda a partir de amanhã ou na quarta-feira. Os torcedores alviverdes devem ficar com 10% desse total.
E as entradas devem evaporar em pouquíssimo tempo. Tudo porque o Coxa venceu, mas sem uma grande vantagem e o Rubro-Negro faz do Joaquim Américo um verdadeiro caldeirão para cozinhar os adversários. E se o problema do lado vermelho é grande para reverter a situação, antes da partida quem tinha que descascar um tremendo abacaxi era o técnico Dorival Júnior. Enquanto o Furacão entrava em campo com o que tinha de melhor, o Coritiba teve que superar vários problemas durante a semana. Leandro Donizete e Marcos Tamandaré se machucaram, assim como Laércio, outra opção.
Mas o Alviverde tinha Carlinhos Paraíba, que era dúvida mas jogou. E como jogou. O meia desequilibrou um jogo naturalmente equilibrado entre equipes de forças equivalentes. Desequilibrou ao criar boas jogadas. Numa delas, tabelou com Ricardinho e do jeito que veio mandou no ângulo. Vinícius só foi para sair na foto. E o mesmo Carlinhos, quando não criava, guerreava. E ao roubar uma bola, lançou Marlos, que fez grande jogada e serviu Keirrison, mais artilheiro do campeonato do que nunca. Ontem, ele chegou ao 18.º gol. Enquanto isso, o Furacão não teve criação, nem ataque e caiu com os próprios erros.
CAMPEONATO PARANAENSE
Final – Jogo de ida
Coritiba 2 x 0 Atlético
Coritiba
Edson Bastos; Maurício, Jéci e Nenê; Pedro Ken, Douglas Silva (Tiago Bernardi, 1 do 2.º), Dirceu (Rubens Cardoso, 43 do 2.º), Carlinhos Paraíba e Ricardinho; Thiago Silvy (Marlos, 16 do 2.º) e Keirrison.
Técnico: Dorival Júnior
Atlético
Vinícius; Rhodolfo, Antônio Carlos e Danilo; Nei (William, 27 do 2.º), Valencia (Pedro Oldoni, 39 do 2.º), Alan Bahia, Netinho, Gabriel Pimba e Michel (Rogerinho, 16 do 2.º); Marcelos Ramos.
Técnico: Ney Franco
Local: Couto Pereira
Árbitro: Héber Roberto Lopes
Assistentes: Gilson Bento Coutinho e Aparecido Donizette Santana
Gol: Carlinhos Paraíba aos 28 do 1.º tempo e Keirrison aos 24 do 2.º tempo
Cartões amarelos: Thiago Silvy, Valencia, Pedro Ken, Tiago Bernardi, Ricardinho
Renda: R$ 599.775,00
Público pagante: 33.429
Público total: 34.821