Valquir Aureliano / O Estado do Paraná
O lateral Ricardo deve
ser o armador do Coxa.

O Coritiba conseguiu, a duras penas, a sua afirmação no campeonato brasileiro. Foi necessário todo o primeiro turno – e mais duas partidas – para a equipe entrar no grupo dos dez melhores da competição. A partida de hoje, às 16h, contra o Internacional, no Beira-Rio, serve para confirmar a boa fase e melhorar o rendimento – e, contando com tropeços dos rivais, subir ainda mais na tabela. E, mantendo o método (ou por superstição), o técnico Antônio Lopes continua escondendo o jogo.

Se fosse necessário escalar o Coritiba rapidamente, o meio-campo formaria com Ataliba, Roberto Brum, Luís Carlos Capixaba e Mistério. Sim, porque o Delegado mais uma vez deixa a dúvida na escalação para momentos antes da partida. “Eu preciso estudar os vídeos do Internacional e também avaliar o relatório que recebi. Respeitamos muito o adversário, e precisamos estar preparados”, comenta o treinador, que foi o comandante do último título nacional do colorado – a Copa do Brasil de 1992.

A princípio, Lopes está cheio de opções para escalar o Coxa. Ele teria, inicialmente, que definir como jogaria -se com dois ou com três atacantes. Como Alemão não correspondeu contra o Fluminense, o 4-3-3 está praticamente descartado. Abre-se a vaga para uma disputa aberta entre Ricardo, Cléber, Alexandre Fávaro, Massai, Pepo e até Juninho. “Tenho algumas peças que podem ser utilizadas no meio”, afirma o técnico alviverde.

Se servir como parâmetro a boa atuação de Ricardo contra o Guarani, o lateral-esquerdo sai na frente na disputa. Com Adriano de volta ao time (após participar do amistoso da seleção brasileira), ele sai de sua posição de origem, mas é o favorito para vestir a camisa 10 coxa. O “adversário” direto é Alexandre Fávaro, muito elogiado por Lopes nos últimos dias. Mas a dúvida vai persistir até o horário do jogo – e, como não houve treino em Porto Alegre por causa das chuvas, não houve nenhuma pista para a definição do time.

Mas há a certeza de que o momento precisa ser aproveitado. “Nós melhoramos na competição e voltaram a nos respeitar. O Coritiba vai voltar a buscar bons resultados fora de casa”, avisa o volante Roberto Brum. “Estamos atuando de uma forma equilibrada e os resultados estão aparecendo. E é desta forma que vamos continuar a jogar, porque está dando certo”, resume o atacante Aristizábal.

CAMPEONATO BRASILEIRO
INTERNACIONAL x CORITIBA

Internacional: Clemer; Wilson, Sangaletti e Edinho; Gavilán, Fernando Miguel, Marcelo Labarthe, Élder Granja e Chiquinho; Nilmar e Fernandão. Técnico: Joel Santana

Coritiba: Fernando; Jucemar, Flávio, Vágner e Adriano; Ataliba, Roberto Brum, Capixaba e Ricardo; Tuta e Aristizábal. Técnico: Antônio Lopes

Súmula
Local
: Beira-Rio (Porto Alegre-RS)
Horário: 16h
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (SP)
Assistentes: Francisco Rubens Feitosa (SP) e Marinaldo Silvério (SP)

continua após a publicidade

continua após a publicidade