Passada a peneira da primeira fase, o Coritiba volta a campo hoje para confirmar o bom momento no Paranaense. E toda a vantagem adquirida nos 15 primeiros jogos não vai valer nada se o Alviverde afrouxar a ?pegada? na segunda fase.
Por isso, o pensamento é manter o ritmo contra o Adap Galo com Keirrison buscando a artilharia e o goleiro Edson Bastos atrás do recorde de invencibilidade. Para tanto, o Coxa vai com força máxima após vencer o Iguaçu com um time reserva. O confronto contra a equipe de Maringá está programado para as 21h45 no Willie Davids.
?Ficaram as melhores equipes do campeonato e é hora da nossa equipe crescer e manter essa seqüência de bons jogos que a gente vem fazendo?, avisa o meia Pedro Ken. Ele tem razão. Apesar dos bons resultados, o Coritiba enfrentou equipes em montagem na fase de classificação e precisa provar que as goleadas e a muralha defensiva não foram por acaso. Além disso, bons resultados são mais do que necessário. ?Queremos buscar o primeiro lugar no grupo para ter vantagem na semifinal?, destaca o meia alviverde.
Por isso, o cuidado dispensado com os jogadores titulares na semana passada após a partida contra o Londrina. Quem tinha que tomar cartão amarelo tomou e quem precisava descansar para recuperar a forma física descansou. Era o caso do próprio Ken e do também titular Rubens Cardoso, que estava com problemas musculares na coxa direita. ?Essa parada foi boa para recuperar a forma física?, aponta Cardoso, que retorna após dois jogos fora. Assim como ele, outros oito jogadores estão de volta ao time após a folga no Domingo contra a Pantera.
Com o time completo, além da busca pelo primeiro lugar, o Coritiba mantém de pé a luta do atacante Keirrison e do goleiro Edson Bastos. O primeiro igualou Marcelo Ramos na artilharia com dez gols e agora tenta passar o atleticano diante do Galo. O caminho inverso será feito pelo arqueiro, que não é vazado desde que sofreu um gol aos 36 minutos do segundo tempo contra o Paraná, na Vila Capanema. De lá para cá já são oito jogos e mais esse tempinho ou 729 minutos sem buscar bola na rede. No Coxa, o recorde é de 972 minutos e pertence a Jairo, mas no futebol paranaense a melhor marca é de Altevir (pelo Atlético) com 1.066.
CAMPEONATO PARANAENSE
2.ª Fase – 1.ª Rodada
Adap/Galo x Coritiba
Adap/Galo
Carlão; Ângelo, Alex Noronha, Dezinho e Rogerinho; Amaral Rosa, Daniel Marques, Marcelo Silva e Ratinho; Warley e Tarabai.
Técnico: Lio Evaristo
Coritiba
Edson Bastos; Dick, Maurício, Jéci e Rubens Cardoso; Veiga, Leandro Donizete, Pedro Ken e Marlos; Henrique Dias e Keirrison.
Técnico: Dorival Júnior
Local: Willie Davids (Maringá)
Horário: 21h45
Árbitro: Héber Roberto Lopes
Assistentes: Roberto Braatz e Ricardo Vilar Neves
Jovens craques de bolso cheio
Grandes destaques do Coritiba, o meia Pedro Ken e o atacante Keirrison deixam de ser estrelas apenas com a galera e com a mídia e passam a ser estrelas também no bolso. A partir de agora, eles passarão a ganhar em torno de R$ 35 mil por mês e ficarão ao lado de atletas que faturam mais no clube. ?Quem esteve com a gente no ano passado sabe do que a gente abriu mão para jogar pelo Coritiba, com o objetivo de levar o time para a primeira divisão e quando a gente conquistasse esse objetivo seríamos valorizados. Levamos o Coritiba para a primeira divisão então uma maior valorização é justa?, aponta o meia Pedro Ken.
O aumento era promessa da direção passada e agora foi cumprida pelos dirigentes que assumiram o posto no começo do ano. ?Eles vão ganhar na média dos principais jogadores do elenco, porque já são jogadores confirmados, consagrados?, justifica o diretor de futebol Edison Mauad. De acordo com ele, os salários não correspondem ao máximo porque o clube não estabeleceu teto nenhum e pode trazer algum reforço pagando mais do que paga para atletas do atual elenco. Mesmo com o aumento, os contratos continuam com os mesmos prazos.
?Quando aumenta o salário, aumenta a multa, mas os dois vão ficar no clube até o final do ano, a não ser que apareça alguma proposta e o clube decida fazer a negociação?, diz o empresário Carlinhos Corsini, da Massa Sports, que representa Ken e K9. O vínculo de Keirrison vai até abril do ano que vem, enquanto Ken tem contrato até meados de 2010.
Galo reforçado contra o Cori
O Adap Galo apresentou ontem um pacote de reforços para a segunda fase do Paranaense. Chegaram e já treinaram o meia Silvinho (ex-Vitória) e os atacantes Edenílson (ex-Sertãozinho) e Fabiano (ex-Joinville). ?Como eles estavam jogando, já treinaram, concentram e se tiverem condição de jogo podem até jogar?, avisa o técnico Lio Evaristo. De acordo com ele, a chegada deles vai fortalecer ainda mais a equipe da Cidade Canção. ?Estamos evoluindo aos poucos e já dá para ver que os jogadores estão bem mais alegres?, comemora o treinador.
E a previsão é de que essa alegria aumente com o artilheiro do Estadual do ano passado e o meia Silvinho, dois reforços já conhecidos do público paranaense. Após se destacar no Paranavaí, Edenílson, de 28 anos, rodou por Roma e Sertãozinho/SP e agora assina com o Adap. Já o meia Silvinho, 31 anos, que tem passagens por Londrina e Atlético, está de volta. Ele estava disputando o Campeonato Baiano pelo Vitória e traz sua experiência para a equipe de Lio. Menos conhecido, Fabiano, de apenas 23 anos, estava no futebol catarinense, mas tem no currículo passagens pela Europa e Venezuela.
Ao mesmo tempo em que esse pessoal era apresentado, Lio já montava a equipe para enfrentar o Coritiba. ?Vai ser um jogo muito difícil e esse negócio de não tomar gols é como invencibilidade e é muito delicado. Eu já passei por isso e, às vezes, a gente fica muito preocupado?, analisa. Por isso, todos querem marcar contra o Coxa e os atacantes e a equipe do Adap estão preparados. ?Tiramos alguns titulares na quinta-feira para um trabalho especial, porque eles estavam precisando?, aponta Lio, que confirmou ontem força máxima contra o Alviverde.