O zagueiro Fabrício entrará no lugar de Lima. |
Já se foram vinte e dois jogos. Hoje, às 16h, o Coritiba encerra o primeiro turno do campeonato brasileiro jogando contra o Fortaleza, no Alto da Glória. E o Cori termina esta primeira fase da competição com saldo positivo, depois de um início atribulado e de uma arrancada irresistível. Vencer os cearenses significa passar pela metade do brasileiro no grupo dos ?quarentões?, que inclui Cruzeiro, São Paulo e Santos.
Quarenta e um pontos seria uma pontuação e tanto. Ainda mais se considerados os últimos dezoito jogos, já que nos primeiros quatro o Cori conseguiu apenas um. “Nós tivemos um início muito ruim”, confessa o técnico Paulo Bonamigo.
Quarenta e um pontos – é uma pontuação e tanto, mais ainda para quem já a tem. E o Coritiba precisa vencer para chegar a ela. Mas Bonamigo não quer contar antecipadamente com o resultado do jogo de hoje. “Do outro lado está uma equipe forte, que conseguiu bons resultados fora de casa. Será uma partida difícil”, afirma o treinador alviverde.
Tal é a preocupação de Bonamigo que ele leva para o vestiário do Couto Pereira a dúvida na formação da equipe. “São duas formações, uma que o elenco já conhece, e a outra que nós treinamos durante essa semana. As duas me agradaram, e vamos ver a que mais vai se adequar para a partida”, explica o técnico. A síntese da definição está nos dois jogadores que disputam a posição que sobra na equipe: Lima, um meia-atacante, e Fabrício, um zagueiro.
E se na sexta a tendência era a escalação de um time mais ofensivo, ontem ficou claro que Bonamigo deve preferir manter as suas convicções. Tendo Fabrício no time, o esquema 3-5-2 (com Nascimento como terceiro zagueiro) continua em voga, e as novidades seriam os retornos de Jackson e Adriano – este, mesmo com as negativas da direção coxa, pode ser negociado nas próximas horas com o Benfica, de Portugal.
E, mesmo com a confusão de sexta, quando a realização do jogo chegou a ser posta em dúvida, a expectativa é de um bom público no Couto Pereira. “Eles serão os nossos motivadores. A presença da nossa torcida vale mais que qualquer coisa que eu fale”, garante Bonamigo. “Precisamos de três pontos para continuar perto dos líderes”, completa o meia Tcheco. E para chegar aos tais quarenta e um pontos.
Fortaleza mexe na marcação
Fortaleza (AE) – Após duas derrotas seguidas (4×1 para o Paraná e 3×2 para a Ponte Preta), o Fortaleza mexe na defesa e no meio-campo para enfrentar o Coritiba. A partida é válida pela última rodada do primeiro turno do campeonato brasileiro da Série A. Márcio Giovanini dará lugar a Ronaldo Angelim na zaga. E, no meio-campo, Dino substitui Wendell, que cumpre suspensão automática.
O treinador Luiz Carlos Cruz disse que espera a vitória fora de casa para assim não começar o returno na zona de rebaixamento. O Fortaleza é o 21.º colocado na competição com 22 pontos em 22 jogos.
CAMPEONATO BRASILEIRO
CORITIBA X FORTALEZA
Coritiba: Fernando; Ceará, Fabrício (Lima), Odvan e Adriano; Reginaldo Nascimento, Roberto Brum, Tcheco e Jackson; Souza e Marco Brito. Técnico: Paulo Bonamigo
Fortaleza: Jefferson; Erandir, Erivélton e Ronaldo Angelim; Sérgio, Dude, Dino, Alysson e Marcos Paulo; Vinícius e Finazzi. Técnico: Luiz Carlos Cruz
Súmula
Local: Couto Pereira
Horário: 16h
Árbitro: Luís Marcelo Vicentin Cansian (SP)
Assistentes: Adriano Augusto Lucas (SP) e Evandro Luís Silveira (SP)