Valquir Aureliano |
Bonamigo com os jogadores. Pouco tempo pra reflexões. |
Mentalização. Esta é a palavra de ordem no Coritiba em busca da reabilitação no Brasileiro da Série B. Em decadência técnica nas últimas quatro rodadas da competição, quando caiu de líder para a 3.ª colocação, o Alviverde quer voltar a vencer para evitar nova queda na tabela e afastar uma eventual crise, que já ronda o Alto da Glória. Apesar do pouco tempo de trabalho, o Coxa terá que acertar o pé e estancar as falhas defensivas se quiser passar pelo São Raimundo-AM, às 20h30 de amanhã, no Couto Pereira.
?É tudo questão de trabalhar, vamos pensar já na recuperação, mentalizar o nosso grupo e saber que esses pontos do Sport-PE não vêm mais. Precisamos reencontrar o caminho da vitória?, aponta o técnico Paulo Bonamigo. E o que fazer para o Coritiba voltar a vencer e não arriscar a classificação entre os quatro primeiros da Segundona? ?Temos que ter o equilíbrio e saber que nós estamos bem interessados numa recuperação. A comissão técnica criará alguma forma da gente reverter esse quadro paulatinamente?, promete o treinador.
De acordo com ele, a derrota em casa – 2 a 0 para o Brasiliense-DF – mexeu com os jogadores. ?A confiança após o resultado do Brasiliense abalou um pouco o grupo?, revela. Além disso, para Bonamigo, os desfalques também atrapalharam a equipe. ?Nesses jogos, algumas peças importantes ficaram de fora e o efeito está sendo sentido agora. No começo, a própria motivação da liderança e a motivação dos que estavam entrando supriam essas ausências?, analisa.
O principal jogador, apontado pelo treinador, é o atacante Ânderson Gomes. ?Ele é um jogador que tem mobilidade, criação e estava numa fase muito boa. Não querendo colocar todo o peso em cima dele, mas quando a gente tem o domínio sente um pouco da preparação, com um passe melhor?, lamenta. Mesmo com desfalques e os quatro jogos sem vencer, o Alviverde ainda se mantém na zona de classificação para a primeira divisão. No entanto, precisa voltar a vencer rápido para não ser superado por Atlético-MG, Marília-SP e Avaí-SC, que já estão na cola e subindo na competição.
Bonamigo administra o entra e sai
Se existe a possibilidade de três jogadores titulares voltarem ao Coritiba contra o São Raimundo, por outro lado, dois terão que cumprir suspensão automática. É com esse entra e sai na equipe que o técnico Paulo Bonamigo terá que armar o Alviverde para tentar a reabilitação, às 20h30 de amanhã, no Couto Pereira. Com o volante Egídio e o lateral-direito Luís Paulo suspensos pelo 3.º cartão amarelo, o treinador reza para os retornos do atacante Ânderson Gomes, do zagueiro Índio e do meia Caio.
Na semana passada, os três foram liberados para trabalhos físicos. Sem ritmo de jogo, ficaram fora do confronto contra o Sport e trabalharam durante o final de semana no CT da Graciosa. Hoje, a comissão técnica definirá se aproveitará os ?reforços? contra os amazonenses ou não e quem sairá da equipe, além do sistema tático a ser utilizado. Outra definição será em torno dos substitutos dos jogadores suspensos. A tendência é de que Andrezinho entre na lateral e Mancha e Peruíbe disputem o lugar de Egídio. O trabalho será realizado às 15h30 no Couto Pereira.