Foto: Valquir Aureliano

René Simões, que rebaixou o time baiano pra Série C em 2005, diz que tem um detalhe especial pra vencer em Salvador.

continua após a publicidade

Qual o Vitória que o Coritiba enfrenta hoje? O que goleia em quase todos os jogos em casa ou o que apanha feio fora? Pelo sim, pelo não, o Alviverde garante estar preparado pra encarar o prosaico time baiano e sua crise, pra se manter na vice-liderança da Segundona. O técnico René Simões, que rebaixou o Leão em 2005 para a Série C, vem estudando essas particularidades para fazer o Coxa voltar a vencer também fora de casa. O confronto está programado para as 16h, no Barradão.

?O Vitória é um time extremamente ofensivo e tem feito dois campeonatos, um em casa e outro fora. Então, é um time que precisa ser olhado com muito cuidado?, aponta o treinador. Ele tem razão. Em Salvador, o time conseguiu seis vitórias, cinco delas por goleadas, e apenas uma derrota. Diferente das partidas de fora, quando a equipe de Givanildo de Oliveira venceu apenas uma e ainda tomou de seis na rodada passada. ?Eles precisam arrumar alguém para levar de volta esse saco de gols que eles tomaram?, alerta René.

Por isso, o Coritiba vai a campo tal qual um gato escaldado. ?Eu vi um jogo deles e o outro time tinha um detalhe muito interessante e eu estou pensando nisso também?, destaca o treinador. E qual seria esse detalhe que pode valer os três pontos? ?Se eu falar, eles vão saber?, desconversa.

O que René não sabe é como será recebido no Barradão. ?Não tenho a mínima preocupação com isso e acho até que vou ser bem recebido, porque saí de lá e jamais tive qualquer hostilidade?, aposta o treinador. No entanto, ele sabe que os torcedores podem provocá-lo durante a partida. ?A torcida faz o trabalho dela tentando desequilibrar o adversário e qualquer coisa que consiga, estará no papel dela e é o que se faz em qualquer lugar. É normal isso?, minimiza.

continua após a publicidade

Mesmo que perca, o Coxa não sairá do G4 porque o quinto colocado, o próprio time baiano, está cinco pontos atrás. No entanto, vencer é importante para a equipe do Alto da Glória continuar no encalço do líder Criciúma.

Túlio é a grande novidade no Coxa

Foto: Valquir Aureliano

Volante ganha moral com o treinador e pode jogar até mesmo como ala esta tarde.

continua após a publicidade

Suspensos, o zagueiro Henrique e os meias Caíco e Pedro Ken ficam de fora do confronto de hoje contra o Vitória. Em compensação, o volante Careca e o atacante Gustavo estão de volta após a suspensão e foram confirmados pelo técnico René Simões. No entanto, a maior novidade da equipe será a entrada de Túlio e a mudança do esquema tático para o 3-6-1. O treinador mantém a dúvida, mas treinou esta possibilidade na maior parte do tempo e deve lançar mão de mais gente no meio-de-campo para parar o ataque adversário.

?Treinamos duas formações, mas vou conversar mais com os jogadores e pedir que eles me falem como sentiram as duas formações?, diz René. Numa dessas formações, Diogo entra na meia e empurra Marlos para o ataque. Na outra, Diogo fica de fora e Henrique Dias vai para o ataque e deixa Marlos mais atrás. Na defesa, Túlio tanto pode ser volante quanto ala-direita e Rodrigo Mancha pode ser tanto um volante quanto um terceiro zagueiro e Ânderson Lima pode jogar como um lateral-direito ou mesmo um zagueiro. Assim, o treinador só vai revelar como será a formação momentos antes da partida. Ontem, após ser obrigada a encarar um vôo de Guarulhos para Salvador às 4h da manhã e dormir até meio-dia, a delegação alviverde fez um trabalho físico à tarde para desintoxicar.

CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE B

15.ª Rodada

Vitória x Coritiba

Vitória

Ney; Apodi, Jean, Sandro e Alysson; Vânderson, Chicão, Bida e Jackson; Índio e Joãozinho.

Técnico: Givanildo de Oliveira.

Coritiba

Edson Passos; Ânderson Lima, Jéci, Leandro e Douglas Silva; Rodrigo Mancha, Careca, Túlio e Diogo (Henrique Dias); Marlos e Gustavo.

Técnico: René Simões.

Local: Barradão (Salvador)

Horário: 16 horas

Árbitro: Ricardo Tavares de Lima (PE)

Assistentes: Luciano José Coelho Cruz (PE) e Elan Vieira de Sousa (PE)