Foto: Natinho Rodrigues/O Povo |
Time de René Simões não conseguiu se achar em campo e tomou quatro dos cearenses. Apesar da goleada, Coxa ainda lidera com folga. continua após a publicidade |
Depois de uma pane geral e do medo no primeiro tempo, o Coritiba sucumbiu ao Fortaleza, caiu de quatro e perdeu uma invencibilidade que durava sete jogos. Quando encarou o adversário de igual para igual, nos 45 minutos finais, não conseguiu descontar a vantagem do Tricolor do Pici. Apesar do 4 a 1 diante dos cearenses, ontem no Presidente Vargas, o Alviverde manteve a liderança folgada da Segundona com cinco pontos à frente do Ipatinga. O próximo compromisso do Coxa será o CRB, às 16h de sábado, em Maceió.
Líder da competição e seis pontos de vantagem sobre o segundo colocado não foram suficientes para o Coritiba jogar com um pouquinho mais de coragem contra o Fortaleza. A mesma tática usada em outras jornadas, de tentar a sorte nos contra-ataques, foi por água abaixo no início da partida. Os times nem tinham aquecido ainda quando William acertou um chute que ele cansou de errar quando estava no Alto da Glória. Mandou a bola no canto e deixou a equipe coxa em polvorosa. Nem era para estar, afinal era só 1 a 0.
Aí, para dar força ofensiva, René Simões tirou o zagueiro Leandro e colocou o atacante Keirrison. O Fortaleza agradeceu a moleza defensiva e passou a atacar como quis. O domínio era todo dos cearenses e só Rogerinho fez dois. O primeiro após Henrique escorregar e afastar mal. O atacante do Tricolor do Pici mandou um petardo no canto. Depois, marcado por Diogo, não teve dificuldades para cabecear e encobrir o arqueiro do Coritiba. Para piorar, a arbitragem viu impedimento de Hugo e anulou um gol legítimo alviverde.
O domínio era tanto que o ataque do Fortaleza fez linha de passe dentro da área até William limpar e mandar no canto. A vaca estava indo para o brejo quando Juninho cometeu pênalti e Keirrison diminuiu. No segundo tempo, René trocou Ricardinho por Careca, para arrumar o sistema de marcação. O time melhorou e conseguiu equilibrar as jogadas e até chegar, mas William quase deixaria sua marca mais uma vez se Henrique não tivesse salvo. Percebendo o perigo, Zetti deu mais gás ao ataque com Thiago Silvy e Edenílson.
Eles não acrescentaram muita coisa e o Coxa continuou em cima, mas faltou pontaria para minimizar a goleada para o time do Fortaleza. Até Caíco entrou, mas também não teve sorte e perdeu um lance na frente do goleiro e cobrou uma falta que passou raspando na trave.
René procura aprender com a derrota
A primeira coisa que René Simões fez após a partida foi ver onde errou, para o Coritiba perder por 4 a 1 para o Fortaleza. ?Os pontos que eu não vi, os pontos que eu mexi e nas mexidas nós tomamos três gols. Será que era para ficar com o time como estava, será que eu vi certo, será que não vi??, declarou o treinador do Alviverde. Depois disso, ele irá avaliar a atuação da equipe. ?Primeiro eu procuro os meus erros, depois procuro os erros do time e aí a gente começa a conversar, ver os jogos e corrigir?, apontou.
Segundo ele, jogar como líder da Segundona não é fácil e todos jogam mais para bater o primeiro colocado. ?O Fortaleza veio para cima da gente e todo jogo vai ser isso. Sempre tem um outro time querendo acertar, porque é gostoso vencer o líder da competição?, destacou. No entanto, ele deverá analisar bem as substituições realizadas e a postura da equipe com cada formação. ?Tem dias que não adianta. Você faz as coisas e tem que assumir que não foi bem. Perder é ruim, de quatro é horrível, mas o pior de tudo é você não aprender com a derrota?, avaliou.
Hoje, o time faz um trabalho regenerativo ainda em Fortaleza e no início da madrugada segue viagem para Maceió. Para a partida contra o CRB, René terá a volta do líbero Ânderson Lima. Se Keirrison não puder atuar, a opção pode ser Edmílson, que ontem ficou no banco de reservas.
Keirrison pode virar desfalque
Não bastasse perder o jogo por 4 a 1 para o Fortaleza, o Coritiba ainda pode perder o atacante Keirrison para os próximos jogos na Segundona. Ontem, o jogador tomou uma pancada no joelho direito, mesmo local em que ele passou por uma cirurgia delicada no início do ano passado. Logo após a partida, ele já foi encaminhado a um hospital na capital cearense para realizar exames mais detalhados. Hoje, o departamento médico do clube deverá divulgar um boletim sobre a gravidade da lesão e informar quanto tempo o jogador terá que ficar em tratamento.
Apesar de toda a preocupação com o atleta, que saiu chorando de campo, uma hora após o final da partida o próprio Keirrison falou sobre a contusão. ?Está um pouco difícil falar, pela derrota que nós tivemos, temos que esquecer esse resultado e pensar no CRB agora. Eu levei uma pancada no final do jogo, está doendo um pouco perto do joelho, mas espero que não seja nada. Vamos fazer um raio-x para ver e espero que seja só uma dor passageira e que eu possa voltar para ajudar a equipe?, disse.
Já confirmado, quem entra na faca será o volante Veiga. Após ser vetado para o confronto contra o Fortaleza, com dores no joelho esquerdo, o DM alviverde resolveu realizar uma artroscopia. Segundo Lúcio Erlund, chefe do DM, o jogador sofreu uma forte pancada no local no confronto contra o Ipatinga. Com o procedimento, que vai ocorrer amanhã, o volante ficará, no mínimo, 30 dias fora dos gramados. Sem ele, as opções do técnico René Simões para a função são Rodrigo Mancha, Careca e Juninho.
Rodada não favorece o Coritiba
Carlos Simon
Com exceção do empate do Ipatinga, a rodada da Série B não foi favorável para o Coritiba. Com os bons resultados de alguns dos principais concorrentes, como Vitória e Criciúma, a diferença entre o Coxa e o 5.º colocado (o time da Bahia) caiu de 11 para 8 pontos.
Foi justamente o Vitória que obteve o resultado mais expressivo da rodada: 3 x 0 sobre a Ponte Preta, em pleno Estádio Moisés Lucarelli. A goleada baiana foi construída em 14 minutos – Bida fez o primeiro aos 6 do 2.º segundo tempo, Adriano ampliou aos 16 e Chicão completou aos 20. O Vitória chegou a 44 pontos, um atrás da Portuguesa e Criciúma. A Lusa cedeu o empate em 2 a 2 com o Paulista, após sair na frente por duas vezes, e o Tigre recuperou-se ao superar o Brasiliense por 2 a 1.
O vice-líder Ipatinga poderia reduzir a diferença em relação ao Coxa para apenas três pontos, mas ficou no empate em casa com o Avaí. E teve que suar, pois saiu perdendo por 2 x 0, gols de Vandinho (ex-Paraná Clube) e Muriqui. Léo Oliveira, no final do 1.º tempo, e Alessandro, na segunda etapa, igualaram para os mineiros, que subiram a 47 pontos.
A rodada também recuperou a ambição de Gama e Grêmio Barueri, que venceram Ceará e Ituano, respectivamente, e se aproximaram do G4. O time de Itu afundou-se na lanterna, cinco pontos atrás do Remo (que venceu o CRB após muita reclamação dos alagoanos com a arbitragem) e está virtualmente rebaixado. O novo integrante da zona da degola é o Avaí, ultrapassado pelo Santo André após a vitória sobre o Santa Cruz.
CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE B
28.ª Rodada
Fortaleza 4 x 1 Coritiba
Fortaleza
Thiago Cardoso; Simão, Preto, César (Juninho, 43 do 1.º) e Cleiton Cearense; Rogério, Léo, Cristian (Thiago Silvy, 19 do 2.º) e Paulo Isidoro; Rogerinho e William (Edenílson, 19 do 2.).
Técnico: Zetti.
Coritiba
Edson Bastos; Henrique, Jéci e Leandro (Keirrison, 25 do 1.º); Ivo, Rodrigo Mancha, Douglas Silva, Pedro Ken, Ricardinho (Careca, 1 do 2.º) e Diogo (Caíco, 22 do 2.º); Hugo.
Técnico: René Simões.
Local: Presidente Vargas (Fortaleza)
Árbitro: Luiz Gonzaga de Souza (MA)
Assistentes: Lorival Cândido das Flores (RN) e Humberto Tadeu de Abreu (PB)
Gol: William aos 4 e 44, Rogerinho aos 26 e 39 e Keirrison aos 47 do 1.º tempo
Cartão amarelo: Pedro Ken, Juninho, Simão, Ivo
Renda: R$ 158.520,00
Público total: 16.145