Em busca do tempo perdido, o Coritiba tenta apressar a preparação para a temporada 2007 e apagar o mais rápido possível a imagem do fracasso deste ano. Uma preocupação que faz o técnico Gilberto Pereira pensar em soluções, como adiantar os exames médicos e físicos entre o Natal e Ano Novo para começar na próxima semana um trabalho intensivo para o Campeonato Paranaense. Com um elenco jovem e reformulado, o treinador terá a difícil missão de dar uma cara de time ao Alviverde em pouco mais de dez dias. A estréia no estadual está programada para o dia 14, no Pinheirão, contra o Rio Branco.
?Se não entrarmos em campo e começar o trabalho, porque já estamos atrasados, vamos ter muito mais dificuldades. Já tivemos a primeira etapa, que foi a reapresentação, agora vamos trabalhar?, analisa Gilberto. Segundo ele, o pouco tempo para montar a equipe e começar bem 2007 preocupa. ?Preocupar, preocupa. Mas eu vou fazer o quê? Não posso ficar batendo na mesma tecla, no negativismo e em coisas que possam atrapalhar. Eu tenho é que buscar soluções, fazer os exames o mais rápido possível, ir para campo e ver o que eles podem mostrar para mim, para que eu possa montar o esquema de jogo?, aponta.
A constatação do treinador procede porque os times do interior já estão em plena preparação, enquanto o Coxa tenta remontar a equipe. ?O campeonato já está batendo às portas e é complicado.
Eu sei que dá para se classificar na primeira fase, então eu tenho que arrumar um grupo o mais rápido possível?, destaca. Mesmo assim, ele não tem ilusões e sabe que terá que acertar a equipe em plena competição. ?Vamos começar esse trabalho rápido para que eles possam me mostrar o que podem render?, diz.
Preparado para encarar o desafio, Gilberto garante que está. ?Já falei para os jogadores que espero que eles também estejam preparados. Eu preciso que eles estejam também e estamos mostrando a eles que, no Coritiba, é preciso dar um algo diferente para não passarem apenas pelo clube?, finaliza o treinador. Até amanhã, o elenco continua a bateria de exames médicos e físicos e, na terça-feira, entra em regime de concentração num hotel da região metropolitana.
Coxa já dispensou 20 jogadores
Enquanto espera definir os últimos detalhes de mais quatro reforços, o Coritiba vai liberando aqueles que não estão mais nos planos. O meia Caio, o atacante Edu Sales e os volantes Egídio e Peruíbe estão fora do Alviverde. Os dois primeiros foram liberados pela diretoria e já acertaram com clubes do exterior enquanto os dois últimos aguardam proposta para serem emprestados. Com eles fora, já são 20 atletas dispensados ou negociados pela diretoria após o fracasso na Série B.
?Eles negociaram com seus empresários e nós os liberamso?, revelou o coordenador de futebol João Carlos Vialle. No caso de Caio, que está indo para o futebol árabe, e Edu Sales, contratado pelo Strasbourg/FRA, o clube não ganha nada. Em comum acordo, o clube deixa de bancar salários bem acima da média do restante do elenco enquanto os atletas acertaram com outros clubes sem nenhum ônus.
Já os volantes Egídio e Peruíbe serão emprestados.
O primeiro está quase certo com o Noroeste e o segundo ainda aguarda uma proposta, mas não fica no Alto da Glória.
Por outro lado, a promessa de apresentar mais quatro reforços, que poderia acontecer antes do ano novo, ficou para o dia 2 de janeiro.