O técnico René Simões quer um time aplicado hoje. Com uma ?pegada? de Série B, para ser mais específico. Prevendo as dificuldades diante do Ceará, o treinador quer o Alviverde bem postado na defesa, marcando bastante no meio e saindo em contra-ataques rápidos. Tudo para conquistar os três pontos, nem que tenha que jogar feio. Para tanto, Pedro Ken, Caíco, Dinei e Gustavo serão as novidades do confronto programado para as 16h no Castelão.
?Vamos jogar na casa do adversário, com uma pressão da torcida muito grande e vamos ter que ter uma pegada forte?, projeta o comandante do Coxa. Na conversa com os jogadores, René insistiu nos cuidados defensivos que a equipe precisa ter. ?Nós temos que jogar bem posicionados, tranqüilos, sem perder a bola, e jogar no erro do adversário, porque o Castelão é muito amplo e dá boas condições de você jogar?, aponta o zagueiro Leandro.
Mas o jogador vai além na postura que o time tem que ter para pegar os cearenses. ?Não podemos ser omissos, prestar muita atenção e jogar bem postadinho. Fechar a casinha e jogar no momento adequado?, avisa. E o exemplo passado aos jogadores pelo treinador foi a partida Grêmio x Boca Juniors. ?Os argentinos seguraram a partida enquanto o Grêmio foi para cima. Quando viram que o Grêmio não sabia o que fazer, eles aceleraram e deram uma aula de futebol?, analisa René.
Na visão do treinador, o Coritiba precisa saber como jogar contra cada adversário. ?O grupo tem que entender a forma de jogar tanto em Curitiba, quanto em Fortaleza ou Ipatinga, com confiança para conquistar os três pontos?, destaca. Segundo Gustavo, além de tudo isso, é necessário bastante inteligência para dosar as forças devido ao clima quente. ?A equipe tem que abrir bem os espaços, procurar o gol de qualquer maneira, mas sem correr riscos?, diz o atacante.
As novidades são aquelas já definidas antes da viagem para o Ceará. O meia Dinei vai na ala-esquerda, os meias Pedro Ken e Caíco voltam ao time e Gustavo foi confirmado no ataque ao lado de Henrique Dias. Ontem à tarde, René comandou o último trabalho num campo anexo ao hotel, localizado na Praia do Futuro, onde a delegação alviverde está hospedada.
Joel Malucelli ganha força
?Estou disposto a ajudar o Coritiba.? A frase é do empresário Joel Malucelli, nome que começa a despontar nos bastidores do Alto da Glória como um possível sucessor de Giovani Gionédis. No entanto, ele mesmo diz que não está muito disposto a concorrer a um novo mandato no Alviverde, mas pode pensar no assunto. ?Eu nunca fui oposição, nem situação. O que eu quero é ajudar o Coritiba?, avisou. As eleições no clube estão programadas para dezembro.
Para ele, independente de quem estiver no poder, o primordial é colocar o clube em primeiro lugar. ?O Coritiba precisa de paz. Se estiver o Giovani lá, eu vou ajudar; se estiver o Tico Fontoura, eu vou ajudar, se for o Evangelino, eu vou ajudar?, destacou.
O nome ganhou força após a ligação de Malucelli para Gionédis depois da queda do técnico Guilherme Macuglia. Amigo pessoal de René Simões, ele indicou o treinador carioca, que acabou se encaixando nas pretensões da atual diretoria.
O gesto de ambas as partes mostrou que uma aproximação pode ser possível entre alguns setores dentro do clube. Nos bastidores, até partes da oposição mais ferrenha vêem com bons olhos uma volta do ex-presidente.
CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE B
7.ª Rodada
Ceará x Coritiba
Ceará
Adílson; Niel, Erivélton, Romildo e Rogerinho; Felipe, Edmilson, Zé Augusto e Mazinho Lima; Ciel e Isac.
Técnico: Marcelo Vilar.
Coritiba
Edson Bastos; Leandro, Ânderson Lima e Dezinho; Ivo, Careca, Pedro Ken, Caíco e Dinei; Henrique Dias e Gustavo.
Técnico: René Simões.
Local: Castelão (Fortaleza)
Horário: 16 horas
Árbitro: Antônio André Rodrigues de Souza (PE)
Assistentes: Ubirajara Ferraz Jota (PE) e Jossemmar José Diniz Moutinho (PE)