Com a derrota no clássico para o Paraná Clube ainda reverberando na cabeça de todos, o Coritiba tem a chance hoje para passar a borracha e começar vida nova. Na estréia na Copa do Brasil, contra a Tuna Luso, o Alviverde entra em campo pressionado pelas cobranças da torcida, mas tem um adversário considerado fraco e pode se redimir da campanha irregular mostrada até aqui no Paranaense. Por isso, mesmo pregando respeito a um adversário semidesconhecido, a idéia é voltar a vencer, espantar a crise e, se possível, eliminar o jogo de volta. O confronto contra os paraenses está programado para as 21h30 no Mangueirão.

continua após a publicidade

?Fizemos alguns maus resultados, mas não é o fim do mundo. Ainda estamos em começo de temporada, isso não é desculpa, mas estamos trabalhando para melhorar e temos que crescer no momento certo?, avisa o meia Pedro Ken, que pode ser improvisado novamente na ala-direita.

O mesmo pensamento tem o armador Marlos, que vai se firmando entre os titulares. ?Cobrança sempre tem em time grande, considerado forte no futebol brasileiro. Cobrança sempre vai existir até entre nós jogadores. Agora é outra competição, mas a gente tem uma grande oportunidade de fazer um grande trabalho e dar a volta por cima?, projeta.

E essa volta por cima é importante para o time superar o meu resultado diante do Tricolor. ?O grupo sentiu a derrota, principalmente por ser num clássico, e não podemos achar que está tudo bem. Estamos cientes do que temos que fazer e se concentrar bastante porque é outro tipo de competição?, aponta Ken. Já o estreante zagueiro Maurício aposta que a equipe vai superar os problemas diante da Tuna. ?Eu vou entrar para ajudar todo mundo e quem entra tem que entrar focado no que vai fazer e responder muito bem lá dentro?, aposta o defensor.

Mas, além de superar a fase, o time também pode aproveitar uma boa apresentação para voltar classificado de Belém. Como o regulamento prevê a eliminação de quem perder em casa no primeiro jogo por dois ou mais gols de diferença, o Coxa pode deixar os paraenses já na partida de ida. ?O importante é vencer. Nosso pensamento é fazer um boa partida e se a gente conseguir os dois gols será importante para eliminar o segundo jogo, mas o primeiro passo é vencer?, pondera Ken.

continua após a publicidade

Em caso de necessidade, o confronto de volta entre os dois clubes está marcado para o dia 27 deste mês, às 20h30, no Couto. No Estadual, a próxima partida será contra o Cianorte, às 16h de domingo, no Albino Turbay.

Ofício – Sem nenhuma reposta oficial, a Império Alviverde reencaminha hoje, agora em papel timbrado, um pedido para uma reunião dos representantes da entidade com o presidente Jair Cirino dos Santos, o presidente do conselho deliberativo, Tico Fontoura, e com o conselheiro Gustavo Hauer. De acordo com Papagaio, que comanda a organizada, a idéia é saber o que está acontecendo com o clube e a busca por soluções. Contatado pela reportagem, Cirino disse que não recebeu nenhum pedido de reunião. ?Ninguém falou comigo e não tenho problema de me reunir com representantes dos torcedores?, avisou o dirigente.

continua após a publicidade

Social – O presidente alviverde, por sinal, embarcou ontem à noite para o Rio de Janeiro onde foi prestigiar a mais uma posse de Ricardo Teixeira no comando da CBF. O retorno está previsto para hoje à noite. Enquanto isso, Ricardo Gomyde comanda a delegação, que está em Belém para a estréia na Copa do Brasil.

Dorival Júnior tem várias opções

Foto: Arquivo

Pedro Ken ganha um lugar no meio-de-campo e garante que o grupo está ciente do que tem que fazer em campo.

O técnico Dorival Júnior levou para Belém uma dúvida na equipe que enfrenta a Tuna Luso e só deverá revelar a escalação oficial momentos antes do confronto. Após a revolução na equipe com o afastamento de Keirrison até do banco e a ida de Gilberto Flores, Rodrigo Mancha e Renatinho para o banco o time terá uma estréia e mais três novidades. Pela primeira vez com a camisa alviverde, o zagueiro Maurício formará ?a linha defensiva, que pela primeira vez terá três jogadores especialistas.

No meio Pedro Ken e Veiga voltam ao time titular e Léo tem sua primeira oportunidade.

?Eu quero um time um pouco mais leve, jogando um pouco mais, sem abrir mão da marcação, que em determinados momentos vem comprometendo os nossos resultados?, explica o treinador. De acordo com ele, a idéia é ir ajustando a equipe e usar os jogadores que estão se destacando nos treinamentos. ?Nós temos que tentar de todas as formar encontrar o quanto antes a equipe ideal do Coritiba?, destaca Júnior. Por isso tantas mudanças, que podem aumentar se ele sacar Henrique Dias e entrar com Matheus na ala-direita, que é outra possibilidade treinada.

Independente de quem entrar, a meta é ficar atento ao adversário, mesmo que os jogadores tenham apenas ouvido falar a respeito. ?É uma equipe muito difícil de jogar, muito jovem, de correria e a gente tem que estar preparado para isso. Pelo calor, pelas condições do gramado, que é pesado, e com tudo isso temos que passar por cima e vencer?, analisa o meia Pedro Ken.

De acordo com o treinador, a Tuna é a maior reveladora de talentos de Belém e por isso é necessário o maior respeito possível.

Bola

Outro problema enfrentado é a troca do principal instrumento de trabalho dos atletas: a bola.

Sai a Penalty e entra a Nike, maior e mais pesada.

?Muda o tamanho, muda o peso, eu gosto mais da bola da Nike, mas no futebol brasileiro cada competição é uma bola diferente e não se tem o tempo adequado para trabalhar com essa bola?, reclama o goleiro Edson Bastos.

Tuna quer jogar em Curitiba

Depois do empate na estréia do Parazão, o que a Tuna Luso mais quer é não perder por mais de dois gols para forçar a partida de volta contra o Coritiba. Ainda em formação, mas com muitos jogadores jovens e sem muita experiência, o time cruzmaltino considera o confronto como muito difícil, mas não vai facilitar as coisas para o Alviverde por este ser da Série A. De qualquer forma, a empolgação dos torcedores locais não é das maiores e o presidente tunense pede até que as taxas cobradas pelo Mangueirão sejam reduzidas para evitar prejuízo no confronto. Já na equipe, o técnico Carlos Lucena mantém apenas uma dúvida e no ataque. Élber machucou o joelho contra o Tiradentes e fica em tratamento. Para o lugar dele, as opções são Japonês, Róbson ou Wanderley.

Tuna Luso x Coritiba

Tuna Luso

Jackson; Hugo Deleon, João Gomes, Alex Rava e Cassiá; Braga, Wilson, Marcelinho e Pelezinho; Japonês (Robson ou Wanderley) e Wellington.

Técnico: Carlos Lucena

Coritiba

Edson Bastos; Jéci, Nenê e Maurício; Pedro Ken, Veiga, Douglas Silva, Marlos e Rubens Cardoso; Léo e Henrique Dias (Matheus).

Técnico: Dorival Júnior

Local: Mangueirão (Belém)

Horário: 21h30

Árbitro: Washington José Alves de Souza (AM)

Assistentes: Gilbert Ferreira Costa (AM) e Luís Cláudio Rodrigues da Costa (AM)