Foto: Valquir Aureliano/O Estado

O técnico Estevam Soares conversou com os jogadores do Coritiba, antes do treino de ontem.

continua após a publicidade

O Coritiba já fez o seu planejamento de viagem e projeções de números para a 4.ª rodada da série do Brasileiro. Amanhã a equipe segue rumo ao Distrito Federal levando na bagagem a responsabilidade de tentar se aproximar do Sport. Contra o Brasiliense, no sábado, a missão alviverde é garantir mais três pontos e não deixar o time pernambucano se distanciar na liderança da competição.

O Sport tem 12 pontos ganhos em quatro jogos. O Coxa, com sete pontos, está na 3.ª posição.

Para não ficar para trás, o time do Alto da Glória sabe que o objetivo não pode ser outro a não ser vencer o Jacaré, em Taguatingá, e embolar a turma da frente na Segundona. Portanto, mesmo longe de casa, o Coritiba não abrirá mão de tomar a iniciativa e buscar o ataque. ?Jogando fora de casa, a tendência é que a equipe adversária venha mais para cima. Então, sobrará mais espaços para nós e precisamos aproveitar?, diz o atacante Fábio Pinto, que deve começar jogando em Taguatingá.

O time de Brasília vive um momento complicado. Ainda sem vencer na competição, na 17.ª colocação, na zona do rebaixamento para a Série C, a equipe enfrenta uma semana conturbada, com a dispensa de quatro jogadores. Mas a crise do adversário não ilude o Coxa. ?Eles têm um ponto só e por isso estarão pressionados.

continua após a publicidade

O meio-de-campo deles tem jogadores de qualidade. Vamos ter que marcar forte?, alerta Fábio Pinto.

A preocupação ficou clara no treino de ontem. O técnico Estevam Soares repetiu a mesma equipe que começou a partida contra a Portuguesa, no último sábado, e deu atenção especial ao posicionamento da defesa, principalmente nas jogadas aéreas. ?Não vamos encontrar facilidade. Com as dispensas que houveram por lá, os jogadores que entrarem em campo vão querer mostrar trabalho. Mas temos que buscar a vitória para não deixar o Sport abrir vantagem?, lembra o volante Luciano Santos.

continua após a publicidade

Hoje, o Coxa volta a treinar no CT da Graciosa e à noite já entra em regime de concentração. A viagem para o Planalto Central está marcada para a manhã de sexta-feira.

Artur já começa a incomodar Kléber

Voltar a jogar antes da Copa do Mundo é a missão de Artur. O goleiro coxa-branca não tem esperança de estar na lista de convocados para a seleção brasileira, mas usa o mundial como um marco para seu retorno aos gramados.

Se recuperando de uma fratura na face, que o afastou da camisa 1 do Coxa há cerca de um mês, Artur voltou aos treinos físicos esta semana. ?Minha recuperação já superou as expectativas dos médicos. Agora, só quero saber de manter minha forma física e cumprir todas as orientações?, afirma.

O reencontro com a bola deve demorar um pouco mais e ainda não tem data definida. ?Na próxima quarta-feira vou fazer uma radiografia. Só daí vou saber quando volto a treinar com o grupo. Mas quero estar pronto para jogar antes da parada para a Copa do Mundo. Quem sabe no jogo contra o Santo André (dia 27)?, torce Artur.

Quando Artur estiver recuperado, o problema será do técnico Estevam Soares, que terá que definir quem fica com a posição de titular do gol coxa-branca. ?Estou muito feliz com as boas atuações do Kléber. No momento só estou preocupado em voltar bem. Quem vai jogar é decisão do treinador?, finaliza.