Antônio Lopes conversa com
Juninho, a novidade coxa.

O Coritiba adotou uma solução prática para a melhora do retrospecto dentro do Alto da Glória: vencer, seja como for. Após boas atuações e maus resultados (como os empates com Paysandu e Paraná), o objetivo agora é sair com três pontos, independente da atuação da equipe. O primeiro desafio da nova ?tese? será às 20h30, contra o Criciúma. Uma vitória seria a terceira consecutiva, e a garantia de um final de primeiro turno em alta.

Depois da inconstância até as últimas rodadas, o Coxa conseguiu duas vitórias seguidas, sobre Flamengo e Goiás, e subiu para a décima-quarta posição – a melhor situação desde a quinta rodada, quando o time ocupou o mesmo lugar. “Conseguimos isso porque atingimos um bom nível de atuações, além de nos tornarmos uma equipe equilibrada”, comenta o técnico Antônio Lopes, animado com a boa fase.

E a força alviverde nesses dois últimos jogos foi justamente no setor de marcação. Contra o Flamengo, Roberto Brum e Ataliba foram dois dos destaques do time, e em Goiânia o melhor em campo foi Márcio Egídio. Destes, apenas o “Senador” joga hoje – Ataliba está suspenso e Egídio lesionado. Mesmo assim, Lopes espera uma equipe ?agressiva?. “Nós precisamos manter agora essa regularidade, pois ela vai fazer a diferença no campeonato”, avisa.

E regularidade em campeonato de pontos corridos resume-se em vitória. “Não podemos pensar em jogar bem primeiro. Se conseguirmos, ótimo, mas nós estamos atrás de vitórias”, resume o armador Cléber, um dos que voltam hoje. “Dentro de casa, temos que fazer a lição de casa, como se diz aqui no Brasil. Se for possível jogar bem, a gente joga. Mas o principal é conseguirmos vencer”, completa Aristizábal, outra novidade.

As dúvidas, que Antônio Lopes prometia guardar até a hora do jogo, foram dissipadas ontem. Após um longo treino de jogadas de bolas paradas (faltas, escanteios e até pênaltis), o treinador confirmou a manutenção de Adriano na lateral-esquerda e a entrada de Juninho como volante – mais uma prova que o time vai manter a marcação como elemento tático principal. “Eles estão escalados”, resume o Delegado.

Com isso, presume-se que Adriano só saiu do coletivo de ontem para ser ?avisado?. Preocupado com o baixo rendimento do lateral nas últimas partidas, Lopes deixou claro que não o deixará sempre no time. Aproveitando que Ricardo vive bom momento, o alerta foi dado, e mais uma má atuação pode complicar a vida de Adriano. No meio, Juninho será o primeiro volante, com Roberto Brum ficando mais à frente.

CAMPEONATO BRASILEIRO
23ª Rodada
Local: Couto Pereira
Horário: 20h30
Árbitro: Romildo Correa (SP)
Assistentes: Evandro Luís Silveira (SP) e Hílton Francisco de Melo (SP)
Tempo: Ameno, com poucas nuvens e pouco vento. Pouca possibilidade de chuva.
Temperatura: Média de 11ºC na hora do jogo.

Coritiba x Criciúma

Coritiba
Fernando; Jucemar, Miranda, Alexandre e ; Roberto Brum, , Luís Carlos Capixaba e Cléber; Tuta e  aristizábal. Técnico: Antônio Lopes.

Criciúma Fabiano; Alex, Ronaldo, Duílio, Baroni; Cléber Gaúcho, Geninho, Fernandinho e Athos; Vágner Carioca e Marcos Denner. Técnico: Vágner Benazzi.

continua após a publicidade

continua após a publicidade