O Coritiba não pára no final de semana de feriadão, mas as principais decisões sobre contratações e dispensas só serão tomadas na segunda-feira. As análises estão prontas, mas um encontro entre a diretoria e a comissão técnica irá selar quem será mandado embora e quem poderá chegar no Alto da Glória para a disputa da Série B. Por enquanto, o técnico Guilherme Macuglia revelou apenas que o clube está procurando um goleiro, um zagueiro, um volante, um meia e um centroavante. Até agora, nenhum nome foi confirmado para chegar ou sair do clube.
?São cinco posições fundamentais de jogadores que possam vir e dar esse equilíbrio e o que faltou para nós nesses momentos decisivos aí nessas competições?, analisa o treinador alviverde. De acordo com ele, serão três dias para pensar bem nos nomes para a seqüência da temporada. ?Vamos poder refletir bem, as ofertas estão sendo grandes porque o Coritiba é uma equipe grande e, com os campeonatos acabando, quem se destacou será oferecido e cabe a nós avaliar bem esses jogadores?, aponta.
Para ele, não adianta o jogador ter um passado glorioso para ser contratado pelo Coxa. ?Temos que avaliar o comprometimento do atleta, porque é fundamental para atingirmos o acesso.
O importante daqui pra frente é não errar naqueles jogadores que virão para a montagem do grupo?, destaca. Os primeiros nomes especulados envolvendo o goleiro Vanderlei, o zagueiro De Lazzari, o meia Tiago e o atacante Edenílson, todos do Paranavaí, foram descartados. ?É mentira, eu nem conversei com o Furquim (Lourival, diretor de futebol)?, diz o coordenador de futebol João Carlos Vialle.
Saídas
Apesar de vazada informalmente pelo presidente Giovani Gionédis no Rio de Janeiro, o Coritiba não confirmou nenhuma lista com jogadores dispensados. ?Estamos conversando com os procuradores e vendo as possibilidades?, revela. Por isso, a tendência é que aqueles que não ficarão no clube sejam liberados somente na segunda-feira ou no final de semana, se acontecer algum acordo antes.
Pronto pra dureza da Série B
Se depender do lateral-esquerdo Fabinho, o Coritiba encontrou um jogador talhado para enfrentar as agruras da Série B. Consciente das dificuldades do torneio, ele acredita que para conseguir o acesso à primeira divisão, o Alviverde terá muita luta pela frente. ?É a primeira vez que eu disputo, mas sei como é que é, e a gente vai ter que ralar mesmo, brigar muito para conseguir essa vaga na Série A?, avisa o mais novo reforço do Coxa. Contratado há um mês, ele se apresentou no CT da Graciosa esta semana e já está trabalhando com bola.
Aos 23 anos, o manauara chega ao Alto da Glória feliz com a possibilidade de voltar a Curitiba após ser revelado pelo Paraná Clube. ?Vim aqui com o objetivo de conseguir a vaga na primeira divisão.
O Coritiba não pode estar nessa situação, porque é um clube de tradição e de muitas histórias?, aponta o jogador, que rodou por Vitória e Cianorte antes de atuar no futebol gaúcho. No Novo Hamburgo, este ano, ele marcou cinco gols. ?Fui muito bem, não conseguimos nos classificar, mas fizemos uma grande campanha?, analisa.
Agora, ele quer pensar somente no Coritiba, mas já sabe a pressão que é atuar por um time que acabou de ser desclassificado do Paranaense e da Copa do Brasil seguidamente. ?Temos que pensar em buscar os resultados dentro de campo. Temos que trabalhar forte porque o Brasileiro é muito difícil e não podemos viver de pressão?, destaca. Mesmo com Douglas Silva, Daniel Cruz e Carlão na posição, ele chega para disputar a camisa 6. ?Quem chega vem para brigar para ser titular. Por isso, temos que trabalhar muito para vestir a camisa e conquistar títulos?, finaliza.