Coritiba perdeu o dia entre vôos e saguões

Na atual circunstância, conseguir a vaga na Série A está tão difícil quanto viajar até Natal. Numa via crucis por aeroportos do país, em pleno Dia de Finados, o Coritiba perdeu toda a quinta-feira entre espera em saguões ou nas apertadas poltronas de aviões. Tudo para chegar com tempo suficiente para descansar e conseguir vencer o ?jogo do ano? contra o América-RN, às 16h de amanhã, no Machadão. Nem deu para treinar. Dessa vez, pelo menos, o time embarcou com a confiança lá no alto pelo bom desempenho nos últimos jogos.

Mesmo vindo de um empate frustrante em casa, o Alviverde se apega ao bom retrospecto  – nas últimas cinco partidas venceu três, empatou uma e perdeu outra. ?Nós estamos felizes pela competência mostrada em campo. A equipe criou e o empate faz parte do passado. Temos mais uma decisão contra o América, sabemos que é difícil, mas com a mesma dedicação e força de vontade podemos conseguir a vitória?, analisa o volante Paulo Miranda.

Para o técnico Paulo Bonamigo, mais do que lamentar o ponto perdido em casa na terça-feira, o bom é poder levar na bagagem o bom futebol dos últimos jogos. ?Do jeito que o time está jogando, mesmo considerando o ótimo momento do América, temos condição de ir atrás de um bom resultado?, projeta o treinador. Segundo ele, uma vitória diante do Náutico daria mais tranqüilidade ao time. ?Se tivéssemos vencido, poderíamos ter um resultado de igualdade em Natal?, lamenta.

Mesmo assim, o futebol voltou a inspirar confiança nos torcedores e, mesmo com as chances matemáticas diminuindo, a equipe só depende de si mesma e tenta a grande virada contra o Mecão na partida de amanhã. Para o site chancedegol.com.br, o Coxa tem 26,8% de subir no momento e uma vitória amanhã aumentaria sensivelmente esse número. Pelas contas do portal, é preciso conquistar 62 pontos para alcançar a classificação para a Série A.

Como o Coritiba tem 51 pontos, tem que ganhar mais três vezes e empatar dois jogos, pelo menos, para conseguir o acesso. Além do Mecão, o Alviverde tem o Paysandu e o Gama fora de casa, e o Atlético-MG e o Avaí no Couto Pereira. Difícil? Muito, assim como viajar para enfrentar o Mecão. Mesmo se planejando para fugir do congestionamento aéreo, a delegação coxa sofreu na mão dos controladores de vôo. Só no Afonso Pena, o time ficou quatro horas parado. Em São Paulo, mais uma hora esperando pelo vôo até chegar à noite em Natal.

Bonamigo só tem uma dúvida

Como já estava no planejamento da comissão técnica, ontem foi um dia perdido apenas no deslocamento até Natal.

Um trabalho regenerativo na piscina do hotel serviu apenas para tirar o ?avião do corpo?, ou seja, desintoxicar os jogadores do estresse da viagem. Hoje, no entanto, o técnico Paulo Bonamigo comanda o treino apronto no CT do ABC. Sem poder contar com o volante Rodrigo Mancha, Egídio foi confirmado, e o zagueiro Henrique pode ser outra novidade.

?No lugar do Mancha vai o Egídio e eu ainda vou pensar se vai o Henrique ou o Leandro, esta é a única dúvida?, revelou o treinador. Para Bona, Leandro entrou bem na equipe e fez dois bons jogos contra o Vila Nova e Náutico. No entanto, Henrique só deixou o time devido a uma meningite, já curada. No restante do time, nenhuma alteração.

No banco, Eanes estará de volta após se recuperar de lesão.

Arbitragem

O cearense Manuel Aguiar Moita comandará o confronto América-RN x Coritiba.

Ele será assistido pelos conterrâneos Antônio José da Silva Monteiro e Francisco Carlos Feitosa da Silva.

Decisão do conselho só na segunda

Somente na segunda-feira a mesa do conselho deliberativo do Coritiba irá decidir se mantém ou não o processo de impeachment do presidente Giovani Gionédis. Após acusar o atual mandatário do Alviverde de ter falsificado sua assinatura e ser incompetente, Evangelino da Costa Neves voltou atrás, pediu desculpas e disse que queria apenas fazer críticas construtivas. Como a equipe está numa difícil campanha para subir à primeira divisão, o mais provável é que o inquérito aberto para apurar as denúncias seja arquivado ou mesmo suspenso até o final da Série B.

?Vai haver uma reunião da mesa na segunda-feira para se decidir qual a diretriz a ser tomada?, revelou Júlio Militão da Silva, presidente do conselhão. De acordo com ele, a mesa precisa analisar com cuidado as denúncias e a carta de retratação antes de tomar qualquer posicionamento. ?Vamos analisar o caso nos aspectos legais e estudar o que é melhor para o clube?, disse o conselheiro, deixando aberta uma possível saída política.

Após registrar em cartório sua insatisfação com a atual administração, da qual faz parte por ter sido eleito, e até acusado Gionédis de falsificar sua assinatura, o Chinês reviu sua postura e declarou que não houve nenhuma falsificação e que a primeira escritura pública não correspondia à sua opinião na época. Por isso, a mesa irá definir se mantém ou não o processo de impeachment. Militão, inclusive, já havia solicitado a indicação de provas e testemunhas às partes, bem como selecionou um perito para apurar a veracidade ou não da assinatura.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo