Foi justamente o contrário do que o Coritiba pretendia. Ontem, em Itu, o Coxa perdeu por 2 a 0 para o Ituano – a vantagem que pretendia abrir para eliminar inclusive o jogo da volta. Foram várias perdas – da vantagem, da invencibilidade e da confiança adquirida em toda a temporada. O time do interior paulista pode até perder por 1 a 0 no jogo da volta, dia 12 de março, no Alto da Glória.
E como era de se esperar, o Ituano começou pressionando. Logo a 2 minutos, Caio teve boa chance após a desatenção de Adriano. Um tanto acuado, o Cori tentava surpreender em contra-ataques. Mas o meio-campo alviverde cedia espaços para a criatividade adversária, principalmente com Caio e Elson. Só que, aos poucos, o time da casa começava a diminuir o ritmo. Após a metade da primeira etapa, o Coritiba equilibrou as ações, e começou a chegar com mais perigo. Aos 38, Reginaldo Nascimento obrigou o goleiro André Luís a operar um milagre.
O Ituano tentou reeditar o início fulminante de jogo no segundo tempo. Mas a partida era equilibrada – o primeiro bom momento aconteceu com Adriano, que fez boa jogada individual e chutou para fora. Mas aos 11 minutos Fernando empurrou Fernando Gaúcho -apesar das reclamações alviverdes, o pênalti foi marcado. Elson cobrou com categoria e abriu o placar.
O Cori sentiu o gol e começou a ter dificuldades em articular jogadas de ataque, enquanto o Ituano, satisfeito com o resultado, passou a jogar apenas em contra-ataques. E nessas jogadas a defesa coxa acabava se atrapalhando, como na jogada em que Reginaldo Nascimento quase marcou gol contra.
E, aos 26 minutos, Lúcio fez boa jogada pela esquerda e cruzou. Fernando atrapalhou-se com Fabrício, o que facilitou o trabalho de Fernando Gaúcho, que marcou o segundo gol do Ituano. Com a desvantagem, Bonamigo partiu para o tudo ou nada, colocando Fernando Mello e Alexandre Fávaro nos lugares de Lima e Edu Sales.
Só que o rendimento do Coritiba diminuiu e o Ituano passou a mandar totalmente na partida. Lúcio, o melhor em campo, se dava ao luxo de testar Fernando de longa distância. Fernando Mello bem que tentou aos 34 minutos, mas André Luís salvou o time da casa. E, apesar das tentativas, o Cori perdeu a partida, além de repassar ao adversário uma grande vantagem. “Faltou vergonha na cara”, resumiu Tcheco, logo após a partida, em entrevista à rádio Capital Play.
COPA DO BRASIL
1ª FASE – JOGO DE IDA
Local: Novelli Júnior (Itu-SP)
Árbitro: Sérgio Cristiano Nascimento (RJ)
Assistentes: Eurivaldo Faria Lima (RJ) e Francisco Vítor Augusto (RJ)
Gols: Elson (pênalti) 12 e Fernando Gaúcho 26 do 2º
Cartões amarelos: Lúcio, Elson, Bruno (ITU); Tcheco, Roberto Brum (CFC)
Público pagante: 965
Renda: R$ 8705,00
ITUANO
2X0
CORITIBA
ITUANO
André Luís
Bruno
Erivélton
Everaldo
Lúcio
Careca
Pierre (M. Paulista)
Elson (Juliano)
Evandro
Caio (Tita)
Fernando Gaúcho
Técnico: Ruy Scarpino
CORITIBA
Fernando
Ceará
Fabrício
Edinho Baiano
Adriano
R. Nascimento
Roberto Brum
Tcheco
Lima (A. Fávaro)
Edu Sales (F. Mello)
Marcel
Técnico: Paulo Bonamigo