Valquir Aureliano |
Keirrisson estreou mostrando o que sabe fazer muito bem: gol com categoria e muita disposição. |
Nem parece que a piazada estava de férias e voltou aos trabalhos apenas há poucos dias. Ontem, o atacante Keirrison, o meia Pedro Ken e o zagueiro Henrique, principais estrelas do Coritiba, entraram em campo e fizeram a diferença. Diante do Adap Galo, o Alviverde superou o desempenho da estréia no Campeonato Paranaense e venceu fácil, apesar de ter tomado um gol já nos acréscimos. Com o 2 a 1 sobre a equipe de Maringá, o Coxa mantém o 100% de aproveitamento nesse início de competição. O próximo compromisso será o CAC/Portuguesa, na quinta-feira, em Londrina.
Após a negociação frustrada com o Palmeiras, os três foram aproveitados pelo técnico Dorival Júnior e mesmo em início de temporada mostraram que não perderam a pegada mostrada na reta final da Segundona do ano passado. O entrosamento estava lá e o Coritiba lembrou aquele time campeão. Até a formação era parecida com o esquema armado por René Simões. Com Jéci na sobra e Rodrigo Mancha de terceiro zagueiro, o time superou o futebol mostrado contra o Iraty. E olha que a equipe de Val de Mello mostrou que tem mais ambições no Estadual do que o Azulão.
Valquir Aureliano |
Pedro Ken: cara feia só na disputa. Futebol de primeira. |
Se o adversário era mais forte, o toque de bola entre a piazada prevaleceu e o time ainda contava com Ricardinho e Renatinho, que fizeram boa jogada no primeiro gol. O lateral acabou caindo pela esquerda e cruzando na medida para Keirrison cabecear com estilo. Para deleite dos torcedores e alívio geral pelo desempenho deles após uma negociação frustrada. Como eles corresponderam, o time foi se superando e controlando o jogo. O Adap, por sua vez, formado com jogadores bastante rodados, ameaçou pouco e chegou mais em alguns lampejos de Marcelo Silva e nos chutes de Amaral Rosa.
Mas, não deu. Tal qual um veterano, Keirrison cavou o pênalti que gerou o segundo gol. O atacante Hugo teve que bater duas vezes. Na primeira, Carlão espalmou e o atacante coxa marcou no rebote, mas a arbitragem mandou voltar a cobrança, porque o arqueiro se adiantou. Na segunda, foi bola na rede. No final, já cansado, o Coritiba permitiu uma pressão do adversário e acabou levando o gol numa cobrança de falta muito bem batida por Daniel Marques.
CAMPEONATO PARANAENSE
1.ª Fase – 2.ª Rodada
Coritiba 2 x 1 Adap Galo
Coritiba
Edson Bastos; Henrique, Jéci e Rodrigo Mancha; Gilberto Flores, Careca, Pedro Ken, Renatinho (Marlos, 1 do 2.º) e Ricardinho (Guilherme, 41 do 2.º); Keirrison e Hugo (Guilherme Moreira, 33 do 2.º).
Técnico: Dorival Júnior
Adap Galo
Carlão; Alex Noronha, Dezinho e Amaral Rosa (Doriva, 40 do 2.º); Daniel Marques, Márcio Egídio (Ratinho, 48 do 2.º), Alemão (Cipó, 16 do 2.º), Marcelo Silva e Rogerinho; Fernando Gaúcho e Warley.
Técnico: Val de Mello
Local: Couto Pereira
Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa)
Assistentes: José Carlos Dias Passos e André Luiz Severo
Gol: Keirrison aos 20 do 1.º tempo; Hugo aos 28 e Daniel Marques aos 47 do 2.º tempo
Cartão amarelo: Jéci, Marcelo Silva, Warley, Dezinho, Alex Noronha, Amaral Rosa
Renda: R$ 74.475,00
Público pagante: 6.766
Público total: 7.345
Alviverde pode ter Maurinho
Ainda em busca de reforços, o Coritiba pode anunciar nos próximos dias a contratação do lateral-direito Maurinho, que estava no São Paulo mas disputou o Brasileiro do ano passado pelo Goiás. Ele também está na lista de outros clubes, como o Santos, mas para vir para o Alto da Glória precisaria ter metade de seu salário bancado pelo Tricolor do Morumbi. ?Estamos tentando uma negociação, mas também ouvindo e tentando mais opções, porque não está fácil para se contratar e eu não vou ficar iludindo o torcedor?, disse o técnico Dorival Júnior.
De acordo com ele, o clube está atrás de mais gente para o elenco, mas quem vier tem que estar bem e preparado. ?Várias opções estão sendo trabalhadas. Nesse instante, as equipes estão com dificuldades de contratar porque estão na espera. Daqui a um mês, talvez os jogadores estejam correndo atrás e inverta o processo?, aponta. No entanto, o clube já apresentou o lateral-direito Dick (ex-Joinville-SC), o lateral-esquerdo Rubens Cardoso (ex-Internacional-RS) e anunciou o zagueiro Nenê (ex-Urawa Reds/Japão) e o meia Mateus (ex-Fenerbahçe/Turquia).
Mesmo tentando mais um lateral, as prioridades ainda são um meia e um atacante de área. Este último poderia ser Tuta, de 33 anos e que estava no Grêmio, especulado nos últimos dias. No momento, ele parece descartado. Sem o jogador, que já passou pelo Alto da Glória, a diretoria continua buscando reforços no mercado nacional, até porque o início de Campeonato Paranaense também deverá servir de avaliação do elenco e quem não for bem poderá ser dispensado, para a chegada de outros atletas.
Na semana do Atletiba, reservas em campo
No meio de semana tem o CAC/Portuguesa, mas o Coritiba já está com o pensamento no Atletiba. Por isso, hoje, o clube pedirá à Federação Paranaense de Futebol que antecipe o jogo contra a Lusinha para 4.ª, para que o time possa ter tempo de recuperação para enfrentar o Rubro-Negro no domingo. Se isso não acontecer, o Alviverde deverá levar uma equipe reserva para o norte do Estado e poupar os principais atletas para pegar o rival no Couto Pereira. Hoje, a FPF deverá definir o dia do jogo.
?Amanhã (hoje) vamos sentir a recuperação do grupo e já sabendo se o jogo será na 4.ª ou na 5.ª-feira. Estamos torcendo para que seja na quarta?, disse o técnico Dorival Jr. Segundo ele, se o confronto contra o Portuguesa for na 5.ª-feira, o time titular será poupado, mas pede coerência aos dirigentes da FFP. ?O ideal é que se coloque o jogo na quarta, porque estamos em início de temporada e um dia a mais de recuperação é muito para nós, e para mim seria muito interessante. Mas vamos estudar a possibilidade de algumas modificações?, pediu.
De qualquer forma, o treinador já viu melhoras na equipe da partida de estréia para ontem. ?Melhoramos o padrão, a equipe não perdeu a compactação, em boa parte da partida teve a posse de bola e com a posse de bola tentou jogar?, destacou. Mas, para ele ainda está longe do ideal. ?Vejo que teremos muitos problemas pela frente, muitas dificuldades e esse momento começa a exigir mais fisicamente e todas as equipes estão tendo essa dificuldade?, projetou. Hoje, o elenco se reapresenta no CT e quem atuou faz apenas um trabalho regenerativo. O atacante Henrique Dias continua em tratamento devido a uma pancada na partida contra o Iraty, mas o também avante Dinei estará de volta após cumprir suspensão automática contra o Adap. Se forem liberados pelo departamento físico, o volante Douglas Silva (que renovou contrato) e, Rubens Cardoso e Dick (recém-contratados) poderão estrear.
Onde jogar contra a Lusinha?
O vice de futebol da Federação Paranaense de Futebol, Amilton Stival, quer definir hoje as datas e horários das partidas do Estadual, pelo menos, até o Carnaval. Ainda com jogos correndo o risco de não acontecer devido a estádios interditados, o dirigente quer acabar logo com isso para que a competição engrene e todos os clubes possam se planejar. Para se ter uma idéia, Portuguesa x Coritiba, válida pela 3.ª rodada, ainda pode ser disputada na 4.ª ou na 5.ª, em Cambé ou em Londrina. Uma bagunça que burla o Estatuto do Torcedor, que exige 10 dias para qualquer tipo de mudança.
?Vou procurar, de todas as maneiras, levar o campeonato com rédeas curtas, porque precisamos Ter credibilidade e estou procurando fazer com o torcedor acredite no futebol?, disse Stival, que assumiu o posto em novembro com o Estadual organizado pela diretoria anterior. De acordo com ele, a confusão era tanta que algumas rodadas tinham até três jogos na capital ao mesmo tempo. ?A PM não tem contingente para atender a tudo isso. Vou tentar resolver isso, ou não faz sentido continuar aqui?, avisou. Mas, o imbróglio é grande e para hoje já tem um abacaxi para ser resolvido.
A FPF deu o final de semana para o Lusinha deixar em ordem o Estádio José Gabelini. ?Espero um comunicado do Crea, do Corpo de Bombeiros e da comissão de vistoria. Se estiver tudo bem, a partida sai na 5.ª-feira, às 16h. Se não, o jogo poderá ser na 4.ª ou na 5.ª no Café?, apontou. Segundo ele, a partida foi marcada para 5.ª-feira para dar mais tempo para a Lusinha colocar seu estádio em ordem, o Coxa tem interesse em jogar na 4.ª, mas o dia deverá ser definido pelo mandante.
Outra mudança já aprovada pelos envolvidos será a antecipação da partida Atlético x Paranavaí para o dia 6/2 (4.ª-feira de cinzas). Tudo porque esse jogo está marcado para o dia 5/3, mesma data reservada para Rubro-Negro x Corinthians-AL, caso o time da Baixada não se classifique no jogo de ida. ?Vou ver se divulgo todo o 1.º turno ou as rodadas até o Carnaval, para que todos possam se planejar?, finalizou.