O Coritiba sucumbiu à pressão do líder Adap Galo, reclamou demais da arbitragem de Ito Dari Rannov e caiu por 4 a 2, ontem, no Willie Davids. Sem repetir o mesmo futebol dos últimos jogos e nervoso demais, o Alviverde deixou escapar a chance de continuar em ascensão no Campeonato Paranaense. Com o resultado, o Coxa desceu para a sétima colocação na competição.
O próximo compromisso do time do Alto da Glória será o clássico contra o Atlético, enquanto o time de Maringá vai até Engenheiro Beltrão enfrentar o time da casa.
A seqüência do Coritiba era boa com as vitórias sobre Cascavel e Paraná, mas isso não garantia nenhuma vantagem sobre o líder Adap Galo. Ainda mais jogando em Maringá, com a torcida apoiando a equipe alvinegra o tempo todo. Como a rivalidade com a capital aumenta, a partida virou praticamente uma decisão. O jogo começou pegado e muito corrido, principalmente pela velocidade de Marlos e Ígor. Os dois levaram o Alviverde para cima e o gol logo saiu numa escapada deste último pelo lado direito. Ele invadiu a área e chutou, o goleiro Vílson deu rebote e Keirrison apenas completou, em posição duvidosa.
Mesmo em desvantagem, o time comandado por Itamar Bernardes não desanimou e continuou tentando as jogadas. Reclamou até de um pênalti em cima de Marcelo Peabiru. ?Ele está de sacanagem.
Me viu ser puxado na área e não marcou nada?, desabafou o artilheiro do time de Maringá. O Coritiba, por sua vez, entrou no clima de disputa firme e chegou mais junto, com os cartões sendo distribuídos à vontade para todos os lados. De qualquer forma, a pressão do Adap continuou e o empate saiu após cruzamento de Adriano, que achou Dezinho livre para cabecear para a rede.
Na segunda etapa, a pressão aumentou.
Não demorou muito para Adriano cruzar e Cipó mandar no canto do goleiro Marcelo Bonan. A resposta veio com o Adriano do Coxa, que desviou uma bola chutada por Henrique e empatou tudo. O Maringá não ficou atrás e foi buscar a vantagem e conseguiu através de pênalti de Leandro em cima de Adriano. O Coxa reclamou demais, mas não teve jeito e o próprio Adriano do Adap Galo cobrou para deixar sua equipe em vantagem.
Perdendo a partida, o técnico Guilherme Macuglia mandou o time para frente, que gerou até uma certa pressão no Galo.
No entanto, a defesa ficou desguarnecida e sofreu o quarto com Adriano, após cruzamento de Rogério.
Na seqüência, ainda teve um gol anulado, que o árbitro preferiu não marcar uma falta, que seria dentro da área, fora dela. E não deu tempo de mais nada.
Dirigente do Coxa detona arbitragem
Será que a ?bruxaria? voltou a atuar sobre as arbitragens do Paranaense? Para o assessor da coordenação de futebol do Coritiba, Maurício Cardoso, o apito de Ito Dari Ranow esteve ?encomendado?, ontem, em Maringá. ?Pedi para ele apitar direito e ele não precisava demonstrar que estava encomendado. Ele me expulsou e passei o 2.º tempo inteiro no vestiário policiado porque pedi para ele só um pouquinho de honestidade?, atirou o dirigente do Alviverde.
De acordo com Cardoso, o árbitro Ito já teria demonstrado em jogos anteriores participação em nova bruxaria. ?Ele apitou um jogo há duas rodadas e quem viu achou que foi estranha a arbitragem?, detonou. Para ele, a festa estava bonita e o Adap Galo não precisa de ajuda para vencer. ?O técnico do Adap mandando bater, isso é várzea e eles vão continuar sendo um time pequeno de empresário, com essa mentalidade?, cutucou o dirigente do Coxa.
Enquanto Cardoso soltou o verbo, o coordenador de futebol João Carlos Vialle foi mais ameno com toda a situação. ?Acho que a Federação tem as pessoas responsáveis para avaliar seus árbitros, principalmente depois de um jogo em que você está com a cabeça quente?, ponderou. Na avaliação de Vialle, o time lutou, mas teve algumas falhas e acabou perdendo. ?É uma equipe em formação e é normal que haja essa instabilidade?, disse.
Reforço – Nos próximos dias, o Coxa deve anunciar a contratação de um lateral-direito para o elenco. De acordo com o coordenador de futebol, a decisão já está tomada, mas ainda faltam detalhes para saber quem poderá ser esse jogador.
A única dica é que o lateral está no Brasil, o que descarta Baiano (Rubin Kazan/RUS) e reduz as chances de Ânderson Lima (São Caetano) e Evanílson (Atlético).
CAMPEONATO PARANAENSE
1.ª Fase – 8.ª Rodada
Local: Willie Davids (Maringá)
Árbitro: Ito Dari Rannov
Assistentes: Pedro Amarildo Buckmann e Luiz H. Souza Renesto
Gol: Keirrison aos 10 e Dezinho aos 35 do 1.º tempo; Cipó aos 3, Adriano (COR) aos 11, Adriano (ADAP) aos 16 e 47 do 2.º tempo
Cartão amarelo: Leandro, Alex Noronha, Henrique, China, Marcelo Peabiru, Lino
Expulsão: Adriano (ADAP) aos 48 do 2.º tempo
Renda: não divulgada
Público pagante: 10.135
Adap Galo 4 x 2 Coritiba
Adap Galo
Vílson; Deivi, Alex Noronha, Dezinho e Rogério; César Gaúcho (Lino, 1 do 2.º), Dino, Doriva (Cícero, 22 do 2.º) e Cipó; Adriano e Marcelo Peabiru (Calmon, 29 do 2.º).
Técnico: Itamar Bernardes.
Coritiba
Marcelo Bonan; China, Henrique, Leandro e Daniel Cruz; Rodrigo Mancha, Adriano (Eanes, 37 do 2.º), Túlio (Fábio Lopes, 23 do 2.º) e Marlos; Ígor (Edmílson, 23 do 2.º) e Keirrison. Técnico: Guilherme Macuglia.