O Coritiba iniciou a segunda fase do campeonato paranaense dando um show de bola no Couto Pereira. Jogando um futebol alegre, o Coxa derrotou a Adap por 3 a 1, com direito a gol do estreante Aristizábal. O time do interior, que terminou a primeira fase em primeiro lugar da chave Norte até que teve alguns bons momentos, mas sucumbiu diante da superioridade técnica dos donos da casa.
Apesar de a Adap ter começado a partida dando a impressão de que daria trabalho ao Alviverde, não demorou para o time comandado por Antônio Lopes provar que está em franca evolução. Em noite inspirada, o atacante Luís Mário comandou as principais ações ofensivas, dando muito trabalho ao goleiro Pontelli.
A rede balançou a primeira vez quando Jucemar fez cruzamento pela direita e Douglas cabeceou contra o patrimônio. Mas o árbitro assinalou impedimento do ataque coxa. Aos 33?, Laércio recebeu lançamento de Nascimento, avançou, tirou de Pontelli e deixou Luís Mário livre para abrir o marcador.
Se o Coxa já dominava as ações, com a vantagem no marcador o jogo passou a ter apenas uma equipe atacante, salvo eventuais contra-ataques da Adap. Em uma das subidas em toques rápidos, Adriano chutou um petardo em Pontelli. No rebote, Laércio foi derrubado por Leandro e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, o zagueiro Miranda conferiu.
A Adap esboçou uma reação. Aos 6 minutos, em uma subida de Souza – uma das poucas -, Reginaldo nascimento o derrubou e o árbitro marcou pênalti. O próprio Souza, sob apupos da torcida coxa-branca, cobrou, marcando seu nono gol na competição. Mas foi só isso.
Apesar de o Coritiba ter desacelarado no segundo tempo e a Adap passasse a pegar firme, marcando muitas faltas, o Coritiba continuou dominando. Com a vitória delineada, a expectativa passou a ser a estréia do atacante Aristizábal, a grande contratação do Coritiba para a temporada. Aos 19 minutos, o técnico Antônio Lopes atendeu aos apelos da torcida e colocou Ari em campo. Em seu segundo toque na bola, aos 31 minutos, ele confirmou sua fama de matador. Recebeu uma bola pela lateral, avançou e chutou no ângulo de Pontelli, decretando a vitória por 3 a 1. O próximo compromisso do Coritiba no estadual é no domingo, contra o Rio Branco, em Paranaguá.
Aplausos para Ari, mas Luis Mário comanda
Nem mesmo a estréia do astro Aristizábal ofuscou o brilho do futebol apresentado pelo atacante Luís Mário, o melhor em campo na vitória por 3 a 1 do Coxa sobre a Adap. Com muita movimentação e uma velocidade acima da média, ele infernizou a defesa adversária, arrancando elogios rasgados até mesmo do treinador adversário. “Com a velocidade que o Luís Mário tem, não é só a defesa da Adap que ele incomoda. É de qualquer zaga”, disse Lorival Santos.
“Estou vivendo um grande momento e estou muito à vontade para mostrar meu futebol. Vivi isso no Grêmio e estou feliz de poder estar mais uma vez repetindo esse sucesso”, declarou, após o jogo.
Entretanto, não há como negar que toda a equipe se houve bem em campo, mesmo levando-se em conta que o lateral-esquerdo Adriano ainda não encontrou seu melhor futebol. A evolução do time é flagrante e fruto, certamente, do entrosamento. tanto que o toque de bola esteve mais fácil, com direito a alguns toques de calcanhar de Igor e Luís Mário.
Mas para o exigente técnico Antônio Lopes, ainda há muito a fazer. “Ainda não dá para dizer que a equipe está bem, pois seqüência é fundamental. Estamos em franca evolução”, disse.
De fato, o Coritiba ainda está lançando alguns valores. Ontem, foi a vez de Aristizábal, que mostrou que está recuperado da cirurgia no joelho a que foi submetido. A confiança a qual Ari entrou em campo, marcada por um gol, fez o técnico Antônio Lopes pensar em utilizá-lo por mais tempo na partida de domingo, contra o Rio Branco, em Paranaguá. “Talvez ele jogue 45 minutos. Também existe a possibilidade de o Tuta estrear”, disse, referindo-se ao atacante que brilhou pelo Atlético Paranaense nos anos 90.