Será que agora, contra o rebaixado Santa Cruz, vai? Para o time, diretoria e toda a torcida do Coritiba tem que ser hoje. Uma vitória apenas e o Alviverde poderá voltar de Recife com o título da Segundona. Se o Ipatinga bobear o caneco também vem, mas depois de vacilar contra o Marília, o Coxa quer sacramentar a campanha com os três pontos para não deixar nenhuma dúvida de que é o melhor time da Série B e vai voltar com tudo para a Série A. Para tanto, o técnico René Simões mexeu na equipe, mudou o esquema tático e sacrificou o capitão Ânderson Lima. O confronto contra os pernambucanos começa às 16h no Arruda.
Não bastasse a efervescência política, a derrota inesperada para o MAC e a semana teria sido de festa no Alto da Glória. No entanto, o clima, que já não era bom, piorou quando o coordenador de futebol João Carlos Vialle avisou aos jogadores que o treinador estava com as malas prontas para a Jamaica. René não gostou de não ter dado a notícia com exclusividade e soltou os cachorros para cima do dirigente, expôs um racha entre os dois principais homens do futebol do Coritiba. Tudo às vésperas de uma partida que pode dar um título importante para o Alviverde e coroar a campanha da volta para a Série A.
Os jogadores assimilaram com diplomacia a fogueira das vaidades, porque eles próprios querem conquistar um caneco, enriquecer mais o currículo e se valorizar para 2008, já que a maioria fica sem contrato no final do mês. No entanto, ontem, novo princípio de crise e de novo o treinador estava no centro da tempestade. Para buscar a vitória fora de casa, René sacou o líbero e capitão. ?Foi uma decisão muito difícil, mas num campeonato longo você não ganha apenas com um time e sim com o grupo. Temos que ganhar e eu não posso, nesse momento, não tomar essa decisão?, justificou o treinador.
De acordo com ele, Lima aceitou na boa a reserva, mas quem viu a reação do jogador sabe que não foi bem assim. Contrariado, o capitão reuniu os jogadores para um conversa entre eles, pediu o máximo de empenho e recebeu em retribuição a tarja de capitão. Mesmo no banco, ele será considerado o líder principal da equipe, mas em campo um outro atleta usará a tarja de capitão. Se aparecer alguma taça festiva para ser erguida, Lima será o responsável por recebê-la, num reconhecimento pela liderança natural.
CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE B
38.ª Rodada
Santa Cruz x Coritiba
Santa Cruz
Gottardi; Aldo, Adriano e Josemar; Carlinhos Paulista, Romeu, Amaral, Carlinhos Paraíba, Nildo e Russo; Kuki.
Técnico: Adriano.
Coritiba
Edson Bastos; Ivo, Henrique, Jéci e Fabinho; Careca, Túlio, Pedro Ken e Ricardinho; Keirrison e Gustavo.
Técnico: René Simões.
Local: Arruda (Recife)
Horário: 16 horas
Árbitro: Paulo César de Oliveira (Fifa/SP)
Assistentes: Osny Antônio Silveira e Rafael Ferreira da Silva (SP)
Festa preparada, mas só pra amanhã
O Coritiba pode ser campeão hoje, mas a festa oficial só vai acontecer amanhã. A idéia da diretoria é esperar a chegada da delegação no Aeroporto Afonso Pena e fazer uma grande carreata até o Couto Pereira, com direito a trio elétrico e caminhão do Corpo de Bombeiros. ?Está todo mundo de prontidão para trabalhar no domingo, queremos levar os jogadores que não viajaram no ônibus do clube e buscar o povo no aeroporto?, revelou Osvaldo Dietrich, diretor de marketing do Alviverde. A programação completa ele só divulga com a confirmação do título, mas já avisa que não haverá bebida alcoólica no Alto da Glória, para evitar problemas.
Isso não quer dizer que a torcida não prepara nada para entrar a noite festejando o provável título da Segundona. Em bares tradicionais o encontro está marcado. E a maior concentração promete ser a da torcida organizada Império Alviverde, que fechará a sede no Couto Pereira e reunirá a galera no Espaço Callas (Rua Piquiri, 275 Rebouças). O início será às 15h e todos poderão ver a partida em três telões. Após a partida haverá shows de reggae (Namastê), pagode (Melodia) e funk carioca (DJ Alessandro Cruz e MC Rodrigo). Além de um quilo de alimento, homens pagam R$ 25 e mulheres, R$ 15.
E para evitar qualquer tipo de problema, como aqueles ocorridos após a partida contra o Marília, a Polícia Militar estará de plantão em vários pontos da cidade. A intenção é fazer um policiamento preventivo e até ostensivo. Por isso, haverá viaturas e policiais de plantão no Alto da Glória, Baixada, Avenida Batel e no próprio Espaço Callas. No domingo, a PM também estará de prontidão para uma eventual conquista alviverde e para escoltar a delegação do aeroporto até o Couto.
MP investiga PM
O Ministério Público (MP) continua investigando a ação da Polícia Militar no jogo entre Coritiba e Marília, no último dia 16. Na ocasião, um confronto deixou vários feridos e queixas de abuso por parte dos policiais. Denúncias devem ser enviadas ao promotor Sílvio Kuhlmann, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção aos Direitos Humanos, através do telefone (41) 3250-4039 ou do e-mail direitoshumanosmppr@pr.gov.br.