Foto: Alexandre Gondim/Futura Press
No duelo entre Nildo e Márcio Egídio, melhor para o Timbu, que agora pode até perder por um gol no jogo de volta, em Curitiba.

No duelo dos Aflitos, o Coritiba levou a pior. Num confronto entre duas equipes em crise, o time do Alto da Glória foi derrotado pelo Náutico por 2 a 0 e complicou sua permanência na Copa do Brasil. Apresentando mais uma vez um péssimo futebol, o Coxa foi dominado pelo Timbu e só não saiu de campo goleado graças à falta de objetividade do ataque pernambucano.

continua após a publicidade

Preocupado em reforçar a marcação no meio-de-campo, o técnico Estevam Soares colocou Jackson na ala direita, abrindo espaço para a volta do volante Márcio Egídio. Mas a opção do treinador não deu certo e o Coritiba começou o jogo muito recuado. Logo aos cinco minutos, o atacante Netinho cruzou da direita. A bola bateu no zagueiro coxa-branca Anderson e foi parar no fundos das redes.

Mesmo atrás no placar, o Coxa não mudou sua postura. Os alas Jackson e Ricardinho praticamente não apoiavam o ataque. Sozinho no setor de criação, Guaru era facilmente anulado pelos volantes do time da casa e a bola não chegava para os atacantes Eanes e Jefferson.

Emprestado pelo Atlético ao Timbu, Netinho incomodava Arthur nas cobranças de falta. Numa delas o goleiro coxa-branca bateu roupa e quase entregou o ouro. Índio estava atento e afastou o perigo. Mas Arthur se redimiu e fez duas grandes defesas, que garantiram o placar de só 1 a 0 para o Náutico.

continua após a publicidade

No segundo tempo, Estevam Soares tentou deixar o Coxa mais ofensivo, com as entradas do atacante Ludemar e do meia Diogo, nos lugares de Márcio Egídio e Guaru. Mas a intenção do treinador logo foi por água abaixo. Em apenas 13 minutos de jogo, Diogo conseguiu fazer quatro faltas violentas. O árbitro até demorou para mostrar o vermelho.

A partir daí, só o Náutico jogou. O Coritiba se limitava à defesa, muitas vezes abusando das faltas. A tática funcionou até os 38 minutos, quando Netinho ficou livre para marcar o segundo do alvirrubro. O time do Alto da Glória ainda teve mais um jogador expulso. Danilo Lins partia livre em direção ao gol quando foi derrubado por Peruíbe. Com nove em campo, o Coxa respirou aliviado com o final da partida.

continua após a publicidade

Para continuar na Copa do Brasil, o Coxa terá que vencer a partida de volta, quarta-feira, por três gols de diferença. Quem levar a melhor no confronto pela o vencedor de Ipatinga e Botafogo. Ontem, o time mineiro goleou (3×0). Outros resultados: Brasiliense 3×1 Remo, Mineiros 3×2 Atlético-MG, 15 de Novembro 1×0 Grêmio, Santa Cruz 2×2 Vitória, São Caetano 4×1 Criciúma e Ceilândia 1×1 Fortaleza.

Jogadores assumem a culpa

Cabisbaixos e sem ter muito o que explicar. Essa foi a expressão da maioria dos jogadores do Coritiba na saída do gramado do Aflitos, ontem à noite, após a derrota para o Náutico. Para Ricardinho a equipe acabou sendo prejudicada pela arbitragem. ?Eu mesmo levei um cartão amarelo, e não sei porquê?, disse o lateral-esquerdo, que creditou parte do vexame do time ao árbitro Manoel Aguiar Moita, que expulsou dois jogadores do Coxa. ?Ficou difícil. Com dois a menos em campo, eles tiveram mais espaço?, explicou Ricardinho.

O lateral-direito Goiano foi mais contundente. ?Deixamos a desejar. A culpa é nossa por esse resultado?, afirmou o jogador, que acredita que o Coritiba terá condições de reverter o placar na partida de volta em Curitiba.

O zagueiro Anderson também preferiu ser um pouco mais otimista. ?Temos que acreditar até o final. Não podemos nos abater. Temos um jogo decisivo no domingo (contra o J.Malucelli)?, lembrou o zagueirão ainda na saída de campo. Após o banho nos vestiários, Anderson disse que a equipe precisava fazer aquilo que o treinador estava pedindo, demonstrando que os jogadores ainda não haviam assimilado as instruções de Estevam Soares, que dirigiu o time pela terceira vez. ?Precisamos conversar, tentar novamente e não entregar os pontos. Temos que ir com este grupo até o final. Vamos assumir os nossos papéis. Os mais experientes devem dar o ?lombo? para bater?, afirmou o zagueiro.

Copa do Brasil – 2ª fase – jogo de ida
Local: Estádio dos Aflitos, em Recife/PE.
Renda e público: não divulgados.
Árbitro: Manoel Aguiar Moita (CE)
Assistentes: Manoel Márcio Bezerra Torres e Antônio José da Silva Monteiro (CE) Gols: Netinho, aos 5 minutos do 1º tempo, e 38? do 2ºtempo.
Cartões amarelos: Guaru, Márcio Egídio, Diogo, Ricardinho e Ludemar (C), Pedro Neto, Flávio e Danilo (N)
Cartões vermelhos: Diogo, aos 13 minutos, e Peruíbe, aos 39? do 2º tempo.

Náutico 2×0 Coritiba

Náutico
Rodolpho; Pedro Neto, Breno, Leandro (Miltinho) e Edu Silva (Ademar); Tozo, Flávio, Nildo (Danilo Lins) e Danilo; Netinho e Betinho. Técnico: Roberto Cavalo.

Coritiba
Artur; Anderson, Henrique e Índio; Jackson, Peruíbe, Márcio Egídio (Diogo), Guaru (Ludemar) e Ricardinho; Eanes e Jefferson (Wilton Goiano). Técnico: Estevam Soares.

Jotinha, o novo problema de Estevam

O Coritiba volta hoje a pensar no Campeonato Paranaense. O time coxa-branca chega de Recife nesta quinta-feira e o técnico Estevam Soares terá apenas dois dias para preparar a equipe que enfrenta o J. Malucelli, no próximo domingo. O Alviverde perdeu o primeiro confronto por 2 a 1. Para chegar às semifinais do Estadual, o Coxa terá que vencer por dois gols de diferença. Se ganhar por um gol de diferença, a vaga será disputada nos pênaltis.

O treinador não poderá contar com Renan e Wilton Goiano, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. O zagueiro Marcelo Batatais, que foi desfalque de última hora ontem, em Recife, continua sendo dúvida. Ele sofreu um entorse no tornozelo direito e passa por tratamento intensivo na tentativa de reunir condições para jogar no domingo. Em compensação, os atacantes Jefferson e Eanes e o lateral-esquerdo Ricardinho, que não participaram da primeira partida do confronto contra o Jotinha, estão de volta.

Reforços

O dia também promete novidades em relação a reforços. Os atacantes Willian, ex-Santos, e Fábio Pinto, do São Caetano, podem ser apresentados oficialmente. O Coxa também deve confirmar o acerto com o meia Caio, que finalmente teria se desvinculado do Ituano e do empresário Oliveira Júnior. O Coxa ainda negocia com mais dois reforços: um para a lateral-direita e mais um volante.