Coritiba já contratou 25 reforços nesta temporada

Foi a quinta vez que isto aconteceu só em 2005. Apesar das negativas insistentes da diretoria do Coritiba, o clube acertou a contratação de dois reforços – o zagueiro Anderson, do Paulista, e o atacante Maia, do Gama. A chegada dos jogadores que disputaram a Série B, programada para hoje, faz com que o Coxa complete 25 contratações para a temporada 2005 (dez apenas para o ataque), poucas com sucesso efetivo até o momento.

A reformulação do grupo foi ampla. Dos 32 jogadores que formam o elenco ?fixo? do Coritiba no momento (já contando com Anderson e Maia), dezoito que chegaram este ano ainda permanecem. Sete não estão mais no Alto da Glória: Elvis, Pereira, Nunes, Luís Carlos, Thiago Coimbra, Alexandre e Marcelo, este em férias, segundo a posição oficial do clube.

Os outros são a base do elenco, apesar de não serem os jogadores mais constantes na equipe titular. Dos que chegaram em 2005, somente quatro aparecem na formação do técnico Cuca – o lateral-esquerdo Rubens Júnior (que volta ao time contra o Fluminense), os meias Caio e Jackson e o atacante Renaldo. Todos vieram no decorrer da temporada, enquanto a turma que veio no início do ano está relegada a um segundo plano, exemplos de Negreiros e Marciano.

Durante o Brasileiro, o presidente Giovani Gionédis garantiu diversas vezes que o elenco não seria reforçado. Na primeira vez que disse que não contrataria, Caio foi apresentado. Depois, disse que não viria um centroavante, e Renaldo apareceu no Couto. Ao reforçar as negativas, acabou involuntariamente anunciando a chegada de Eanes. Na semana seguinte, veio Humberto. E domingo ele chegou a dizer que o grupo precisava ser ?enxugado?, pois Cuca poderia ter dificuldades com um elenco numeroso.

Agora, chegam Anderson e Maia e com eles a afirmação de que, enfim, não virão mais reforços para o Brasileiro – até porque falta apenas uma semana para o término do prazo de inscrições.

Anderson Luís da Silva, 32 anos, foi o capitão do Paulista na conquista da Copa do Brasil. Ele vem para ser o ?líder? da defesa alviverde, combinando experiência e vigor físico. ?Ele pode jogar tanto na sobra quanto na caça, porque tem velocidade e sabe sair para marcar?, comenta Cuca.

Severino dos Ramos Maia, 30 anos, jogou em vários clubes do Nordeste e teve uma passagem pelo Lérida, da Espanha. No Gama, ele foi o vice-artilheiro da primeira fase da Série B, marcando dez vezes. ?Ele pode fazer a função que nós estamos precisando desde a saída do Alexandre, além de fazer gols. Os dois jogadores que estão chegando vão nos ajudar bastante?, finaliza o treinador coxa.

Cuca esconde o jogo de Abel

O técnico Cuca sabe que Abel Braga tem ?informantes? em Curitiba. E como ele já queria realizar alterações, resolveu definitivamente complicar a vida do seu colega de profissão. São tantas as opções de modificação no Coritiba que o Fluminense só saberá momentos antes da partida de domingo, às 18h10, no Couto Pereira. Mas duas novidades estão certas – as voltas de Allan e Rubens Júnior ao time titular.

O zagueiro entra no lugar do suspenso Vágner, e o lateral-esquerdo volta ao onze principal depois de nove rodadas fora – a última partida dele com a camisa 6 foi contra o Figueirense, em 28 de julho. Allan foi escolhido por estar com ritmo de jogo, além da regularidade nos jogos em que atuou. Já Rubens está, segundo Cuca, na ?ponta dos cascos?. ?Ele treinou fisicamente e está pronto para atuar. Estou confiante que ele vai fazer uma ótima partida?, acredita o treinador.

De resto, não pergunte para Cuca o que ele pretende para o jogo. Douglas, James, Flávio, Reginaldo Nascimento, Luís Carlos Capixaba, Caio e Renaldo estão assegurados na equipe, mas talvez nem eles saibam ao certo como será a formatação tática do Coxa no domingo. ?Temos tempo ainda para avaliar, quero ver algumas situações antes de definir a equipe?, justifica.

Ontem, por exemplo, o Cori teve Silas, Jackson, Rodrigo Batata e Marciano no time titular – em situações distintas. Além disso, há a eterna dúvida do posicionamento de Reginaldo Nascimento, que pode entrar tanto como terceiro zagueiro quanto volante. E ainda tem Peruíbe, que não treinou entre os titulares, mas pode aparecer na equipe. O mistério está formado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo