Se o time principal do Coritiba cai pelas tabelas no Brasileiro da Segundona, o Coxa B quer fazer da Copa 100 anos o trampolim para vôos mais altos. Como qualquer segunda equipe de um grande clube, o Coritiba inicia no sábado, dia 30, a busca por uma vaga na Copa do Brasil de 2008, dar ritmo a jogadores pouco aproveitados no time principal e revelar novos valores. Para isso, os comandados de Mauro Madureira entram na última semana de pré-temporada. A estréia na competição será o clássico contra o Paraná Clube, e deve acontecer na Vila Capanema.
?Estamos trabalhando desde o dia 4, buscando uma melhor adaptação. A reposta está sendo boa. Chegaram jogadores de outras equipes, alguns estavam parados e a maioria subiu dos juniores?, diz o treinador do Coxa B. Segundo Mauro Madureira, agora a equipe entra na fase dos trabalhos com bola para a lapidação final antes da estréia. ?Vamos ver como estão todos na parte física e técnica. A maioria se conhece por que vem da base e já tem uma história dentro do clube em termos de passagem pelo profissional?, destaca.
Para que essa história de vários atletas não seja interrompida e nenhum talento se perca, é que o clube resolveu criar o time B e disputar o Estadual desde já. ?São vários atletas que já foram campeões, já jogaram no Brasileiro e é uma oportunidade para que eles possam recuperar a auto-estima de cada um e dar retorno ao Coritiba?, aponta Madureira. Quem se destacar pode até ser ?promovido? ao time principal. ?O Paulo Bonamigo está de olho até porque são todos jogadores do Coritiba e, na hora que ele quiser, a preferência é do time que disputa a Segundona. O foco principal é a volta à primeira divisão?, diz.
Entre os aspirantes ao time principal estão dois novos contratados. ?O Lisa, veio de Santa Catarina e o Cléverson, do Mato Grosso para compor o grupo. Fora esses dois, temos o Ney Santos, contratado para a equipe principal, e os outros são todos formados no Coritiba mesmo?, informa Madureira.
Dos jogadores conhecidos pela galera estão o lateral-direito James, o zagueiro Vagner, o meia Renan e o atacante André Nunes. ?A diretoria está dando todas as condições, até porque é o Coritiba que jogará e não é qualquer campeonato. Vale uma vaga na Copa do Brasil?, finaliza. No entanto, os jogos da equipe como mandante do Coritiba serão disputados no Pinheirão para não misturar as atenções entre a equipe principal e o Coxa B.
Semana tensa no Couto Pereira
Na quinta-feira, antes do embarque para Itu, o Coritiba não tomou o café da manhã no Couto Pereira para evitar contato com a torcida. A delegação fez o desjejum em local desconhecido e rumou para o interior de São Paulo sem ouvir qualquer tipo de cobrança da galera. O temor era de novos protestos, mas só um torcedor foi até o Alto da Glória às 7 horas da manhã. Nem isso amenizou o resultado da equipe que perdeu, 2 a 1, pro Ituano-SP.
Hoje, não tem jeito. Se os trabalhos programados para o Centro de Treinamento da Graciosa não forem desmarcados ou transferidos, o elenco terá que enfrentar uma ?conversa? com um grupo de coxas-brancas.
Assim como no início da Série B, cinco jogadores se reuniram com a Império Alviverde para um acerto de ponteiros, além da apresentação aos torcedores do volante Paulo Miranda. Agora o papo é para saber o que está acontecendo. Salários atrasados? Problemas com a comissão técnica? Grupo rachado?
A torcida quer esclarecer como um time sai da liderança com três pontos de vantagem para o 2.º lugar e, agora, amarga apenas a 6.ª posição na Segundona e fora da zona de classificação para a primeira divisão do ano que vem.
Se a programação for mantida, o Alviverde treinará no CT às 15h30 já se preparando para o confronto de sexta-feira, no Couto Pereira, contra o Santo André-SP. Para este jogo, programado para as 20h30, o técnico Paulo Bonamigo deverá radicalizar e mexer em várias posições. Os meias Jackson e Cristian, o lateral-esquerdo Ricardinho e o volante Egídio estão com as posições de titulares ameaçadas. Batatinha, Caio, Carlão e Rodrigo Mancha são os eventuais substitutos para fazer a equipe voltar a vencer após seis jogos com apenas dois empates e quatro derrotas.