Com show do atacante Ânderson Gomes, o Coritiba massacrou o América-RN por 5 a 1, ontem, no Couto Pereira. Melhor do que isso. Com a vitória, o Coxa assumiu provisoriamente a liderança da Série B e ainda fez a festa da torcida alviverde. Só? Não. Agora são 21 jogos sem perder no Alto da Glória e um futebol de primeira linha, apesar de alguns descuidos na marcação de meio-de-campo. O próximo compromisso na competição será o Paysandu, sexta-feira que vem, também em casa.
Na festa pelos 100 jogos do técnico Paulo Bonamigo no comando da equipe, o atacante Ânderson Gomes roubou a cena. Ele simplesmente tirou o time da mesmice e abriu o caminho para a vitória. Se no embate tático o time do Rio Grande do Norte estava levando vantagem, e até criando algumas situações, o jovem atacante alviverde resolveu entrar em cena e ajudar o treinador a marcar seu ?centenário? no Alto da Glória de maneira festiva. Primeiro, partiu para cima da marcação e foi derrubado dentro da área pelos zagueiros. Pênalti que ele mesmo cobrou, com categoria, e abriu o marcador.
Depois, quando o Mecão empatou, num lance de displicência geral do sistema defensivo, o atacante entrou em cena novamente para desconsertar a marcação. Ânderson passou por Baggio, que ficou sem ação, e saiu na cara do goleiro, colocando a bola no canto. Golaço, para deixar o Alviverde novamente em vantagem. Apesar dos gols e da boa evolução ofensiva, Bona não gostou nem um pouco da linha defensiva e da marcação na meia.
Faltou mais atenção. No entanto, Souza, Paulinho Kobayashi e Paulo Isidoro já não têm a mesma disposição de outrora. Restava a Tiago partir para cima. Quando foi, levou perigo e quase marcou, aproveitando a desatenção geral. Mas, o ataque estava espetacular e ampliou em outro golaço de Jackson, que deixou a marcação para trás e mandou no ângulo, sem chance para Fabiano.
Na segunda etapa, enquanto Davino reforçou a marcação, Bonamigo corrigiu as falhas e mandou o time para cima. Se dá para fazer mais, por que se contentar com pouco? E foi isso que Ricardinho fez. Uma grande jogada pela esquerda, com cruzamento perfeito para Jéfferson tocar no canto e deixar o seu. Reação potiguar? Nada. Melhor para Ânderson Gomes, que ainda teve tempo de fazer o terceiro, após belo lançamento de Luís Paulo. Mais uma pintura de gol e festa nas arquibancadas para os quase 12 mil pagantes, no embalo de sexta-feira à noite.
Jogadores querem 20 mil torcedores no próximo jogo
Ontem, foram quase 12 mil pagantes. Na sexta-feira, diante do Paysandu, a ordem está dada: ?Vamos continuar trabalhando sério e com tranqüilidade e já convocamos o apoio da torcida, porque queremos 20 mil empurrando a gente dentro de casa?. Quem manda é Ânderson Gomes, com autoridade de quem marcou três gols contra o América-RN, ontem, no Couto. E é da arquibancada que os jogadores estão extraindo a força para assumir a liderança da Série B, pelo menos provisoriamente.
Ontem, antes mesmo da partida começar, o time foi até a Império Alviverde saudar a torcida. Após a goleada sobre o Mecão, novo agradecimento. ?A gente só pede que, agora que nós conseguimos encaixar o nosso jogo, eles sejam preponderantes para a nossa classificação?, diz o atacante Jéfferson.
Hoje e amanhã, o elenco alviverde ganha folga e os trabalhos só recomeçam na segunda-feira pela manhã.
Para o próximo compromisso, às 20h30 de sexta-feira, também no Couto Pereira, o técnico Paulo Bonamigo terá as voltas do meia Cristian e do zagueiro Henrique.
BRASILEIRO
Série B – 15ª rodada
SÚMULA
Local: Couto Pereira (Curitiba).
Árbitro: José Acácio da Rocha (SC).
Assistentes: Cleidy Mary Santos Nunes Ribeiro (SC) e Joel Reis Alves Júnior (SC).
Cartões amarelos: Jackson, Jefferson, Paulo Miranda, Douglas (Coritiba); Du, Magal, Adriano Peixe, Sandro (América-RN).
Público: 11.648 pagantes (12.657).
Renda: R$ 126.392,50.
Gols: Anderson Gomes a 22°, Du a 29°, Anderson Gomes a 31° e Jackson a 47° do 1º tempo; Jefferson a 13° e Anderson Gomes a 35° do 2º tempo.
CORITIBA 5 x 1 AMÉRICA-RN
Coritiba
Arthur; Luiz Paulo, Índio, Douglas e Ricardinho; Marcio Egidio (Peruíbe), Paulo Miranda, Jackson e Caio; Jefferson (William) e Anderson Gomes (Guilherme). Técnico: Paulo Bonamigo.
América-RN
Fabiano, Baggio, Roni e Du; Eduardo (Renan), Magal, Paulinho Kobayashi, Souza (Sandro) e Adriano Peixe; Paulo Isidoro e Tiago Cavalcanti (Laírson). Técnico: Roberval Davino.