L. C. Moreira / Futura Press |
Os jogadores do Coritiba fizeram continua após a publicidade |
O Coritiba estréia hoje no campeonato brasileiro, contra o Fortaleza, às 16h na capital do Ceará. O adversário vêm embalado pela conquista do hexacampeonato estadual, e a torcida do Leão do Norte está empolgada com a expectativa de uma boa campanha na volta do clube à primeira divisão.
Porém, ao contrário do que sempre acontece em momentos como esse, o estádio Presidente Vargas vai estar completamente deserto. O Fortaleza foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, devido à invasão de campo na última rodada da Série B no ano passado, e terá que jogar com os portões fechados. Uma decisão inédita no país e que se estenderá até a quarta rodada, quando o Leão enfrenta a Ponte Preta, novamente afastado dos torcedores.
Melhor para o Cori, que se vê livre da pressão de uma das torcidas mais vibrantes do Brasil. "É uma situação inusitada. Se não houvesse essa punição, provavelmente o estádio estaria lotado", diz o goleiro Fernando. "Já jogamos com estádio vazio, mas por falta de interesse, nunca por proibição. Vamos fazer com que isso seja positivo para a gente", completa.
O Coxa treinou ontem no estádio Carlos de Alencar Pinto, de propriedade do Ceará, e já está definido. O técnico Antônio Lopes confirmou a mesma equipe que venceu o Treze da Paraíba por 2 a 1, na última quinta-feira, pela Copa do Brasil.
O time segue desfalcado do lateral Rafinha, que está no Chile com a seleção brasileira sub-20, e dos meias Marquinhos e Rodrigo Batata, contundidos. Para substituí-los, Lopes mantém Jucemar, Jackson e Ricardinho.
A partida de hoje é o início da caminhada rumo ao objetivo traçado pelo elenco alviverde: chegar à Copa Libertadores da América. É claro que a torcida coxa-branca sonha repetir a façanha de 1985 e reconquistar o título nacional. Naquele ano, como agora, o Cori não era apontado como um dos favoritos, mas terminou o campeonato como campeão do Brasil. Mas uma vaga no maior campeonato do continente deixaria todos mais do que satisfeitos no Alto da Glória.
A tarefa é árdua e para cumpri-la o Coxa precisa igualar as campanhas de 1979 e 1980, quando ficou na quarta posição, a melhor conquistada pelo clube além do título. Mas o desafio parece não assustar os atletas coritibanos. "Vamos fazer de tudo para chegar entre os primeiros", garante Fernando.
Adversário com quatro estréias
Fortaleza – O Fortaleza contará com quatro dos seis reforços recentemente contratados no jogo de hoje: o centroavante Marcos Denner, o volante Índio e os laterais Thiago Matos e Giba.
Marcos Denner vem do Flamengo, tendo passagem anterior pelo Criciúma; Giba era reserva do lateral Léo, do Santos; Thiago Matos foi contratado junto ao Mogi Mirim e o volante Índio foi um dos destaques do campeonato carioca deste ano pelo Americano.
Apesar de jogar em casa, o clube cearense não terá o apoio da torcida. De acordo com a punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), os portões do estádio deverão ficar fechados.