Coritiba estréia com um estádio vazio em Fortaleza

O Coritiba estréia hoje no campeonato brasileiro, contra o Fortaleza, às 16h na capital do Ceará. O adversário vêm embalado pela conquista do hexacampeonato estadual, e a torcida do Leão do Norte está empolgada com a expectativa de uma boa campanha na volta do clube à primeira divisão.

Porém, ao contrário do que sempre acontece em momentos como esse, o estádio Presidente Vargas vai estar completamente deserto. O Fortaleza foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, devido à invasão de campo na última rodada da Série B no ano passado, e terá que jogar com os portões fechados. Uma decisão inédita no país e que se estenderá até a quarta rodada, quando o Leão enfrenta a Ponte Preta, novamente afastado dos torcedores.

Melhor para o Cori, que se vê livre da pressão de uma das torcidas mais vibrantes do Brasil. "É uma situação inusitada. Se não houvesse essa punição, provavelmente o estádio estaria lotado", diz o goleiro Fernando. "Já jogamos com estádio vazio, mas por falta de interesse, nunca por proibição. Vamos fazer com que isso seja positivo para a gente", completa.

O Coxa treinou ontem no estádio Carlos de Alencar Pinto, de propriedade do Ceará, e já está definido. O técnico Antônio Lopes confirmou a mesma equipe que venceu o Treze da Paraíba por 2 a 1, na última quinta-feira, pela Copa do Brasil.

O time segue desfalcado do lateral Rafinha, que está no Chile com a seleção brasileira sub-20, e dos meias Marquinhos e Rodrigo Batata, contundidos. Para substituí-los, Lopes mantém Jucemar, Jackson e Ricardinho.

A partida de hoje é o início da caminhada rumo ao objetivo traçado pelo elenco alviverde: chegar à Copa Libertadores da América. É claro que a torcida coxa-branca sonha repetir a façanha de 1985 e reconquistar o título nacional. Naquele ano, como agora, o Cori não era apontado como um dos favoritos, mas terminou o campeonato como campeão do Brasil. Mas uma vaga no maior campeonato do continente deixaria todos mais do que satisfeitos no Alto da Glória.

A tarefa é árdua e para cumpri-la o Coxa precisa igualar as campanhas de 1979 e 1980, quando ficou na quarta posição, a melhor conquistada pelo clube além do título. Mas o desafio parece não assustar os atletas coritibanos. "Vamos fazer de tudo para chegar entre os primeiros", garante Fernando.

Adversário com quatro estréias

Fortaleza – O Fortaleza contará com quatro dos seis reforços recentemente contratados no jogo de hoje: o centroavante Marcos Denner, o volante Índio e os laterais Thiago Matos e Giba.

Marcos Denner vem do Flamengo, tendo passagem anterior pelo Criciúma; Giba era reserva do lateral Léo, do Santos; Thiago Matos foi contratado junto ao Mogi Mirim e o volante Índio foi um dos destaques do campeonato carioca deste ano pelo Americano.

Apesar de jogar em casa, o clube cearense não terá o apoio da torcida. De acordo com a punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), os portões do estádio deverão ficar fechados.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo