Nada de laboratório. O Coritiba estréia hoje no Campeonato Paranaense com a missão de manter a tradição de estar sempre entre os melhores times do Estado. Por isso, o elenco coxa-branca promete se esforçar ao máximo já a partir das 20h30 desta noite, contra o Toledo, no Couto Pereira.
Segundo o técnico Márcio Araújo, a possibilidade de usar o campeonato estadual como uma espécie de pré-temporada, para a formação do time que vai disputar a Série B do Brasileirão, está fora de questão. ?O Coritiba não vai fazer isso. O campeonato paranaense é um campeonato tradicional. É um campeonato importante. O Coritiba é um nome no campeonato estadual e o torcedor não tem essa paciência para um laboratório. Nós não vamos fazer isso?, diz o treinador alviverde.
Para brigar pelo título estadual, Márcio aposta na base do grupo de 2005. ?Nós vamos colocar aqueles que estão em melhores condições. Aqueles que chegaram agora e que precisam ser observados, não é de cara que você vai colocar. Porque a camisa do Coritiba é muito pesada e o time é muito grande?, avisa o treinador.
O técnico pretendia promover quatro estréias já nesta primeira partida do ano. Mas problemas documentais afastaram o atacante Ludemar e o zagueiro Márcio Giovanini do time titular. Por isso, Márcio vai escalar Rodrigo Mancha na defesa, ao lado de Anderson e Vágner. E na linha de frente, Anderson Gomes será o companheiro de Eanes.
Assim, os únicos estreantes da noite de hoje serão o goleiro Arthur e o volante Iverton. ?O Campeonato Paranaense é o nosso primeiro objetivo. Queremos muito conquistar esse título, que vai dar uma confiança e um moral muito grandes para o restante da temporada?, garante Arthur.
E é justamente esta determinação que Márcio Araújo garante que o torcedor que for ao Alto da Glória hoje à noite verá em campo. ?Talvez o time ainda não tenha aquela cara que o torcedor espera. Houve uma reformulação muito grande. É a mesma coisa quando você faz uma cirurgia plástica, você não tem um rosto pronto ainda. A pessoa olha e tem depressão, achando que não mudou nada. Conosco está acontecendo isso também. Foi feita uma montagem nova. A gente quer que a cara do time seja como quer o torcedor, que é aquela garra do final do Campeonato Brasileiro?, avisa o técnico coxa-branca.
Gorducha alaranjada entra em cena no Paranaense
Além das estréias de Arthur e Iverton, o torcedor coxa-branca verá mais uma novidade na noite de hoje.
A nova bola oficial do Campeonato Paranaense está chamando a atenção por um detalhe que já está gerando polêmica: a cor alaranjada.
Segundo os goleiros do Cori, a novidade não vai ser problema. ?É uma bola muito rápida. É também mais leve e oscila muito pouco. Mas não é muito diferente, a não ser pela cor?, diz o reserva Rodrigo Café.
Mas é justamente a cor que pode se tornar um problema para os arqueiros. ?Em jogos noturnos, em estádios com iluminação mais fraca, essa cor pode ser um problema?, avisa o preparador Luiz Henrique Dias. Ele não acredita em dificuldades no Couto Pereira, apesar de a iluminação do estádio alviverde não estar entre as mais elogiadas.
Para o titular Arthur, o melhor é esperar. ?Eu nunca joguei com uma bola alaranjada. Tem que ver amanhã (hoje) como vai ser. Acho que não deve ter problema, pois ela deve refletir a luz. Mas estamos acostumados com a bola branca. Vamos ver como vai ser?, diz o camisa 1 coxa-branca.
Para evitar qualquer surpresa, Luiz Henrique garante que os goleiros alviverdes estão prevenidos.
?É uma novidade que está sendo testada e acho que sempre vale a pena. Algum probleminha sempre vai ter. Podem esperar. Mas estamos nos preparando para isso também?, avisa.