Coritiba entra na briga por Marquinhos

Piratuba – Ao saber do interesse do Coritiba no meia Marquinhos, o diretor de futebol do Tricolor, Durval Lara Ribeiro, foi incisivo: “O Marquinhos, se ficar no Brasil, vai jogar no Paraná Clube”. A certeza do dirigente se deve a acordo firmado com Marcel Figger, procurador do atleta. Marquinhos é, como antecipou a Tribuna, um dos destaques do ano passado pretendidos para a seqüência do Brasileirão.

Sem espaço no São Paulo, o meia não terá seu contrato – segundo informações de bastidores – renovado. Livre a partir do mês que vem, ele só teria dois caminhos possíveis: ir para o exterior (caso o Bayer Leverkusen desejasse emprestá-lo a outro clube) ou retornar ao Paraná, onde fez ótima campanha em 2003. Com Marquinhos e cia, o Tricolor chegou ao décimo lugar no Brasileirão, sua melhor colocação até então. O jogador também se encaixaria no perfil desejado pelo clube, que ainda busca reforços para o seu meio-de-campo.

Marquinhos só disputou seis jogos pelo São Paulo e por isso, de acordo com o novo regulamento do Brasileiro, estaria livre para se transferir a outro clube do País. Como o São Paulo não vai renovar seu contrato, já há um acordo entre a diretoria do clube paulista e o procurador do atleta para a sua não utilização nos próximos jogos. “Vamos ver como o processo caminha, mas espero contar com o Marquinhos num futuro bem próximo”, disse Vavá.

O interesse do Coxa começou com as dificuldades de trazer de volta Tcheco, além do empecilho criado pelo Atlético para a saída de Adriano, o Gabiru, da Baixada, outro sonho do clube do Alto da Glória. O dirigente também deixou nas entrelinhas a possibilidade de promover o retorno do artilheiro Renaldo, que não está feliz na Coréia do Sul, onde tem contrato até setembro.

Paraná treina time mais experiente

Piratuba

– O Paraná Clube terá um time mais experiente no jogo do próximo sábado – às 16h, no Pinheirão -, frente ao Botafogo. Ao menos, esta é a tendência, a partir da volta dos volantes Axel e Beto e da entrada, pela primeira vez no campeonato, de Gélson Baresi na zaga. Os três, recuperados de lesões, participaram do coletivo de ontem à tarde na cidade de Peritiba e hoje devem encarar o Concórdia, em amistoso, às 20h, no estádio Domingos Machado de Lima. O técnico Paulo Campos só espera a reação do trio aos trabalhos para definir o time, que terá ainda duas alterações no meio-de-campo.

Durante toda a intertemporada, Axel e Beto fizeram um trabalho específico de fortalecimento muscular. Também houve uma preocupação com a recuperação do peso, pois ambos estavam abaixo do limite. Somente ontem pela manhã, os volantes fizeram um treino com bola, sem reclamar das dores musculares que os tiraram da partida frente ao Guarani. Assim, eles devem entrar no time, nas vagas de Nilson e Goiano. É certo, porém, que os dois não participarão do jogo desta noite na íntegra. “O processo será gradual, pois o objetivo é colocá-los em plena forma para sábado”, disse o preparador físico Wilian Hauptman.

A questão de Gélson Baresi é similar. Logo nos primeiros dias em Piratuba, o zagueiro queixou-se de dores na panturrilha. Carlinhos participou de todos os trabalhos táticos, formando com Fernando Lombardi a dupla de área. Paulo Campos, no entanto, sempre deixou clara sua intenção de testar a zaga que mostrou entrosamento no campeonato paranaense. Na reta final de treinos na região Oeste de Santa Catarina, o treinador pôde utilizar Baresi e, se não houver imprevistos até sábado, ele deve atuar contra o Botafogo. “O Baresi possui muita técnica e experiência. Com isso, pode equilibrar uma eventual falta de ritmo de jogo”, disse Campos.

Já para o meia Marcel, o jogo desta noite, em Concórdia, será decisivo. Nas duas últimas partidas do Brasileirão, o tricolor foi ineficaz no setor de criação. Por isso, a comissão técnica partiu para uma mudança em dose dupla, escalando Marcel e João Vítor nas vagas de Wiliam e Fernando. Porém, Campos deixa claro que o amistoso será um teste final para que possa medir o potencial de Marcel em situação de jogo. “Tenho ainda a opção do Fernando, que pode ser mantido no time. Ele vinha jogando, mas quero observar o Marcel, que está treinando bem e se mostra um meia bastante participativo”, explicou o técnico.

O jogo frente ao Concórdia, time da terceira divisão catarinense (Série B-1) encerra a intertemporada do Paraná. O retorno a Curitiba está programado para amanhã, logo após o café da manhã. Com base nas observações feitas nesses oito dias de trabalho, Paulo Campos define o time para buscar reabilitação no campeonato brasileiro. O coletivo-apronto para o jogo frente ao Botafogo será na quinta-feira à tarde, no Pinheirão. No coletivo de ontem, Paulo Campos utilizou, inicialmente, o mesmo time que vinha atuando na intertemporada e após 35 minutos, promoveu as entradas de Gélson Baresi, Axel e Beto.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo