Enquanto a diretoria estava no Rio de Janeiro, tentando solucionar o problema de registro de Ataliba, o técnico Antônio Lopes comandou o último treinamento antes da partida contra o Internacional, hoje, às 20h30, no Couto Pereira.
Na conversa preliminar, o assunto girou em torno da necessidade ainda mais forte de um resultado positivo em casa, já que o Cori ainda corre risco de perder seis pontos na classificação em função da denúncia do Guarani.
Os jogadores tentam deixar a questão de lado e se concentrar no jogo. “Não é algo que nos compete. O nosso dever é entrar em campo e vencer o Inter”, lembrou o goleiro Fernando. Com origens gremistas, o arqueiro não esconde que sente um gosto especial em enfrentar o Inter. Ainda mais, levando-se em conta que o Coxa não venceu o Inter no ano passado. “Eles estão atravessados. Está na hora de a gente reverter isso”, diz.
Se depender do pé-quente do atacante Luís Mário, os três pontos estão garantidos. Durante os dois anos e meio em que defendeu o Grêmio, ele sempre marcou contra o Inter. “Tenho três vitórias contra uma derrota. É uma boa média”, brinca.
Entretanto, tanto Fernando quanto Luís Mário sabem que não será fácil passar pelo adversário, mesmo jogando em casa. “Eles não saem daquele futebol marcador. A equipe mudou bastante em relação à época que eu os enfrentava, mas não o estilo”, diz Luís. Para ele, o jogo vai ser bem diferente da partida contra o Fluminense. “O Fluminense é um time que joga aberto e no Maracanã, isso permite jogo ofensivo. Contra o Inter, certamente será um jogo de pegada.”
Fernando concorda e aposta em um jogo semelhante ao do Guarani. “No Couto, a bola quica bastante. Jogando com uma equipe que marca em cima, o toque bonito fica difícil. Vamos ter que ter muita calma para encontrar os espaços.”
Para a partida de hoje, a única novidade é o zagueiro Danilo, que começa jogando no lugar do contundido Reginaldo Nascimento. O lateral-direito Jucemar, que tinha possibilidade de retorno, foi vetado pelo departamento médico.
Diretoria mobilizada para evitar punição
Uma comitiva alviverde, comandada pelo vice-presidente Domingos Moro, passou o dia de ontem na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, tentando sensibilizar o departamento de registros da entidade e provar que o volante Ataliba está com a documentação regularizada.
Na última segunda-feira, o Guarani entrou com um pedido de impugnação da partida de abertura da rodada, vencida pelo Coxa, sob alegação de que o nome de Ataliba não estava no BID (Boletim Informativo Diário) no prazo estabelecido para a partida inaugural do campeonato brasileiro. Na noite de segunda-feira, o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Luiz Zveiter, indeferiu o pedido, uma vez que a denúncia era incorreta – o Guarani não pode pedir impugnação, já que pelo novo código não se beneficia diretamente com os pontos referentes à partida.
É o Coritiba, em caso de condenação, que perde o dobro de pontos referentes a uma vitória, seis portanto. Ontem, dado o alerta, o Guarani entrou com nova denúncia, com termos adequados. Zveiter se pronuncia hoje se haverá abertura de processo, mas o Coritiba vai permanecer no Rio de Janeiro, juntando provas documentais de que a situação de Ataliba é regular. “Temos até 13h de amanhã (hoje) para apresentarmos provas de que ele tem contrato vigente com o Coritiba e registrado na CBF”, disse Moro. Na reunião entre a comitiva coxa e o diretor do departamento de registro, Luiz Gustavo Vieira Castro, o jurista Valed Perry analisou a documentação e assegurou a razão do clube.
Na reunião de provas, Moro tem o contrato de registro de empréstimo, reconhecido pela CBF. Ontem, o supervisor Sérgio Ramirez conseguiu no Paraguai acesso a um documento com a assinatura do vice-presidente da CBF, Marco Antônio Teixeira, confirmando a inscrição de Ataliba na Conmebol, para a Copa Libertadores. “Se a CBF confirmou a inscrição, é porque o contrato está registrado. Na ocasião do processo, vamos solicitar ao STJD que peça essa prova para a Conmebol, já que não podemos tirar cópia do documento”, disse Moro.
CAMPEONATO BRASILEIRO
3.ª rodada
Súmula
Local: Couto Pereira
Horário: 20h30
Árbitro: Luís Marcelo Vincentin Cansian (SP)
Auxiliares: Ednílson Corona (Fifa – SP) e Marinaldo Silvério (SP)
Coritiba x Internacional
Coritiba
Fernando; Tesser, Miranda, Danilo e Ricardinho; Pepo, Márcio Egídio e Luis Carlos Capixaba; Luís Mário, Ariztizábal e Tuta. Técnico: Antônio Lopes.
Internacional
Clemer; Edinho, Sangaletti e Wilson; Gavilán, Fernando Miguel, Marabá, Cleiton Xavier e Alex; Nilmar e Oséas. Técnico: Lori Sandri.