No próximo domingo (31), Coritiba e Paraná Clube fazem, às 16h, no Estádio do Pinhão, um clássico que há muito tempo não valia tanto. O jogo, válido pela quinta rodada da Taça Dirceu Krüger, não é eliminatório, mas praticamente como se fosse. Afinal, quem perder, estará eliminado do Campeonato Paranaense.
O Coxa ainda tem a vantagem de, com um empate, ainda poder se classificar. Mas aí dependerá de um tropeço do Cascavel CR. Ou seja, os dois entrarão em campo sabendo que apenas a vitória é que irá manter o time vivo na competição. Além disso, será a oportunidade de eliminar o rival.
+ Leia também: Coxa chega a um acordo com Rildo e libera grana de TV e Copa do Brasil
Por isso, o clássico é quase uma prévia do mata-mata da segunda parte do Estadual. E diante da importância do confronto, o duelo é, definitivamente, matar ou morrer. Não dá pra esperar nenhuma das equipes de maneira confortável em campo. A expectativa é de um jogo aberto, com os dois lados buscando o gol e tentar garantir os três e pontos e, consequentemente, a classificação.
+ Mais na Tribuna: Tricolor também reclama do gramado do Pinhão
Além disso, para equilibrar o duelo, a partida será em ‘campo neutro’. Não na questão torcida – na qual o Coxa terá a vantagem -, mas por ninguém jogar no gramado que está acostumado. Tanto que os dois reclamaram da condição do campo sintético.
+ Viu essa? Túlio detona jogador do Coritiba por críticas ao gramado
Outro fator que, indiretamente, pode pesar é também tentar terminar em primeiro lugar no Grupo B. Isto porque terminar na ponta significa enfrentar Londrina ou Operário na semifinal e, consequentemente, escapar de um duelo com o Athletico, que já tem a melhor campanha da Taça Dirceu Krüger e do Paranaense. Não que isto pese tanto para o Paraná, que só depende da vitória, mas pode influenciar para o Alviverde, que mesmo que possa avançar com um empate, assim correria o risco de perder a liderança.
+ Confira a classificação completa e a tabela de jogos da Taça Dirceu Krüger
Ou seja, um confronto que tem diversos ingredientes para transformá-lo em um clássico decisivo. Como há tempos o torcedor não via. A última vez que os dois rivais se enfrentaram foi há mais de um ano, quando o Tricolor ganhou por 2×0. Porém, também era duelo da fase de grupos.
Quanto tempo
Em jogo, de fato, que vale o destino para os dois lados, o encontro não acontece desde 2008. Naquele ano, Coritiba e Paraná Clube se enfrentaram pela semifinal do Campeonato Paranaense, com o Coxa levando a melhor ao vencer por 1×0 no Couto Pereira, a ida, e 2×0, na Vila Capanema, a volta. Os três gols foram marcados por Keirrison e o Alviverde acabou sendo campeão estadual em cima do Athletico.
Por isso, motivos de sobras para que o clássico tenha contornos emocionantes e que, certamente, terá reflexos para a sequência de quem for eliminado após o apito final. Principalmente se os dois caírem juntos.
+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!