O Coritiba caiu mais uma vez e o Atlético recuperou algumas posições no ranking mensal da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). Apesar do início do Brasileirão para o Alviverde, o time era o 114.º em abril, desceu a 135.º em maio e agora está em 138.º. No entanto, a tendência é subir assim que as partidas do Nacional forem acontecendo ao mesmo tempo que às da Copa do Brasil.
Movimento diferente faz o Atlético, que está na Série B (que não conta pontos) e já eliminado da Copa do Brasil. O time era o 260.º em abril, caiu para 369.º em maio e voltou a subir, batendo em 270.º este mês. Mesmo assim, a torcida não deve esperar novas melhoras porque o time não terá mais pontos a somar em 2012. Enquanto isso, o melhor brasileiro é o Vasco, que se vale da boa Série A em 2011 e da boa participação na Libertadores.
No mês passado, segundo o levantamento do IFFHS, a melhor equipe foi o Boca Juniors. Impulsionados pela liderança no Argentino e ainda com os bons resultados na Libertadores. O líder ainda é o Barcelona, que agora tem o Universidad de Chile no encalço enquanto o Real Madrid caiu para a terceira colocação.
Segundo os critérios da IFFHS são considerados todas as partidas em competições nacionais de primeira divisão, copas nacionais e torneios internacionais.
