Não foi tão fácil quanto se pintava, mas neste sábado, dia 24 de novembro de 2007, finalmente a torcida do Coritiba pôde soltar o grito de É Campeão! O título da Série B não veio ao lado da torcida, aliás, aconteceu bem longe dela. Foi em Recife, pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Os comandados de René Simões venceram o já rebaixado Santa Cruz por 3 a 2, no Arruda, e comemoraram o título da competição.
O alviverde paranaense iniciou a partida consciente e sabendo o que precisava fazer pra conquistar a taça. A vitória era o único pensamento do grupo. O Coritiba abriu o placar aos 33 minutos. Túlio levantou na área e Henrique apareceu para desviar do goleiro Gottardi.
O primeiro tempo acabou com ampla vantagem para o time paranaense, que além de sair para o vestiário à frente no placar, o Ipatinga apenas empatava o jogo contra o Paulista, em Jundiaí.
Se o primeiro tempo foi bom para o Coritiba, o segundo foi sufocante. O Ipatinga virou o placar pra cima do Paulista e logo abriu uma larga vantagem, fazendo 5 a 2 no time de Jundiaí.
Para piorar a situação, o Santa Cruz chegou ao empate aos 14 minutos, após o atacante tirar a bola dos braços de Edson Bastos e o árbitro nada marcar.
O alviverde paranaense sentiu o gol e começou a errar muitos passes no campo de ataque. Aos 35 minutos, Jéci perdeu a bola e foi obrigado a fazer a falta na entrada da área, o jogador recebeu o segundo amarelo e na seqüência foi expulso pelo árbitro. Na cobrança da falta o Santa Cruz conseguiu virar o jogo. No rebote de Edson Bastos, Genaldo apareceu para mandar para as redes. O drama da torcida coxa-branca se alastrava e René Simões colocou o time todo ao ataque, ficando com três jogadores de área.
A partida se encaminhava para o final quando Paulo César de Oliveira expulsou mais dois jogadores. Aos 41 minutos, Nildo e Túlio se desentenderam e acabaram deixando o gramado mais cedo. O Coritiba continuou com um jogador a menos, porém, o time não se entregou e buscou até o final o resultado. E a equipe foi premiada com a virada no marcador. Aos 42 minutos, Henrique Dias acreditou numa bola difícil pelo lado direito e cruzou na área, Keirrison apareceu para deixar tudo igual. O gol do título aconteceu aos 47 minutos. A zaga do Santa Cruz se atrapalhou e a bola sobrou para Henrique Dias, o atacante não perdoou e soltou o chute, mandando no canto esquerdo de Gottardi. Explosão dos torcedores que foram acompanhar a equipe em Recife. E finalmente o grito de campeão saiu a pleno pulmão do torcedor coxa-branca.
Ficha técnica:
Santa Cruz – Gottardi; Adriano, Josemar e Aldo (Genalvo); Carlinhos, Amaral (Thiago Almeida), Romeu, Carlinhos Paraíba, Nildo e Russo (Max); Kuki. Técnico: Adriano.
Coritiba – Edson Bastos; Ivo, Henrique, Jeci e Fabinho (Edmilson); Careca, Túlio, Pedro Ken e Ricardinho (Caíco); Gustavo (Henrique Dias) e Keirrison. Técnico: Renê Simões.
Gols – Henrique, aos 34 minutos do primeiro tempo. Nildo, aos 14 Max, aos 36, Keirrison, aos 42, e Henrique Dias, aos 47 minutos do segundo tempo.
Árbitro – Paulo César de Oliveira (SP).
Cartões amarelos – Túlio, Amaral, Genaldo, Josemar e Nildo.
Cartões vermelhos – Jeci, Túlio e Nildo.
Renda – R$ 4.795,00.
Público – 4.641 espectadores (1.005 pagantes).
Local – Estádio do Arruda, em Recife (PE).
Confira os resultados da 38.ª rodada:
CRB 4 x 1 Barueri
Ceará 1 x 2 Santo André
Avaí 4 x 0 Ituano
Gama 1 x 0 Vitória
Remo 0 x 1 Ponte Preta
Portuguesa 3 x 1 Criciúma
Marília 1 x 2 Fortaleza
São Caetano 1 x 0 Brasiliense
Paulista 2 x 5 Ipatinga