Neste domingo (4), às 17h, no Couto Pereira, Atlético e Coritiba entram em campo, em jogo válido pela quarta rodada da Taça Dionísio Filho do Campeonato Paranaense, em um clássico que tinha tudo para estar ‘esvaziado’. Afinal, o Furacão está jogando o Estadual com um time de aspirantes, sem os seus principais jogadores, enquanto o Coxa, focado na Copa do Brasil, deve poupar algumas peças importantes, indo a campo diante do rival com uma equipe alternativa. Porém, fora das quatro linhas não é bem assim.
Por conta do regulamento do Paranaense, além do fato de os dois clubes estarem em divisões diferentes no Campeonato Brasileiro, este pode ser o único Atletiba do ano. A última vez que isso aconteceu foi em 2007, quando, assim como agora, o Alviverde estava na Série B e os dois atuaram apenas uma vez pelo Estadual, com o jogo terminando empatado em 2×2, na Arena da Baixada.
Desta forma, a expectativa é de Couto, se não lotado, com um bom público. Afinal, pode ser a única chance de a torcida acompanhar o principal clássico do futebol paranaense. Uma nova possibilidade apenas se os dois se enfrentarem em um dos mata-matas da competição se chegarem às oitavas de final da Copa do Brasil e acontecer, no sorteio um duelo entre eles a partir das quartas de final.
Só que fora esse detalhe a mais, um Atletiba sempre tem seu charme e sua importância. Principalmente para a sequência dos times no Estadual. O Atlético pode praticamente selar a sua classificação para a semifinal se vencer e o Toledo perder para o Paraná Clube e União e Rio Branco não vencerem Cascavel e Foz, respectivamente. Mas, independentemente disso, o triunfo o manteria com folga na zona de classificação do Grupo B.
Já o Coritiba, se ganhar ou empatar, pode entrar na zona de classificação do Grupo A ou até mesmo assumir a liderança, dependendo do que acontecer com o Cianorte diante do Londrina e com o Foz no duelo com a Serpente. Se perder, corre o risco de cair para o quinto lugar e ver a chance de se classificar se complicar.
Confira a classificação completa do Paranaense
Além disso, mesmo diante de equipes ‘alternativas’ em campo, Coxa e Furacão terão seus medalhões e figurinhas carimbadas em se tratando de Atletiba. Pelo Alviverde, ainda há dúvida sobre quem vai jogar, mas alguns nomes mais tarimbados, como o goleiro Wilson e o atacante Alecsandro devem ser escalados. Sem contar no volante João Paulo e nos atacantes Iago e Kléber, que já disputaram o clássico no passado.
No Rubro-Negro, o goleiro Santos, o volante Deivid, o meia João Pedro e o atacante Ederson também já sentiram o gostinho do Atletiba e a tendência é que todos sejam titulares. Mas, além deles, o zagueiro Emerson é outro velho conhecido do clássico, só que jogando pelo outro lado. Entre 2011 e 2013, o defensor vestiu as cores do Coritiba e agora terá a chance de jogar pelo time atleticano. O que não deixa de ser mais um atrativo, uma vez que o atleta é o segundo maior zagueiro-artilheiro do Verdão.
Ou seja, mesmo que os principais jogadores não estejam em campo, motivos não faltam para os torcedores acompanharem este Atletiba de domingo.
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO PARANAENSE
Taça Dionísio Filho – 4ª Rodada
CORITIBA x ATLÉTICO
Coritiba
Wilson; César Benítez, Thalisson Kelven, Romércio e Willian Matheus; Vitor Carvalho, Julio Rusch, Simião (Ruy), Guilherme Parede e Iago Dias; Alecsandro.
Técnico: Sandro Forner
Atlético
Santos (Léo); Gustavo Cascardo, Zé Ivaldo, Léo Pereira (Emerson) e Renan Lodi; Deivid, Bruno Guimarães (Guilherme), João Pedro, Yago e Giovanny; Ederson.
Técnico: Tiago Nunes
Local: Couto Pereira
Horário: 17h
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Assistentes: André Luiz Severo e Wesley Waldir Marmitt