Após todos os confrontos das oitavas de final da Copa Libertadores, apenas dois brasileiros seguem entre os oito melhores do principal torneio da América do Sul: Atlético-MG e Fluminense. Coincidentemente, adversários de Coritiba e Atlético na estreia das equipes no Campeonato Brasileiro, no próximo final de semana. Algo que pode ser benéfico para os paranaenses.
Considerados como dois grandes favoritos para o título brasileiro, o Galo e o tricolor carioca terão duas semanas desgastantes, com jogos e viagens pela Libertadores, o que pode fazer com que jogadores sejam poupados nas primeiras rodadas do Brasileiro.
Adversário do Coxa no dia 26, às 18h30, no Couto Pereira, o Atlético-MG passará praticamente mais tempo no avião do que em campo. O time joga contra o Tijuana, no México, na quinta-feira, às 21h30. Retorna ao Brasil no dia seguinte e no sábado já deixa Belo Horizonte rumo à capital paranaense. Só terá um descanso um pouco maior após a partida, uma vez que o duelo de volta contra os mexicanos é na quinta-feira, dia 30, no Independência.
Já o caso do Fluminense é um pouco menos cansativo, mas também tem uma logísica complicada de viagem. O tricolor carioca encara o Olímpia, do Paraguai, na próxima quarta-feira, às 22h, em São Januário. Volta a campo no sábado, às 18h30, quando enfrenta o Furacão, em Macaé, que fica a 180 quilômetros do Rio. No entanto, na quarta-feira já joga novamente contra os paraguaios, fora de casa, o que pode fazer o técnico Abel Braga poupar alguns jogadores no final de semana.
Na próxima semana, da dupla Atletiba, somente o Coritiba entra em campo. Assim como o Atlético-MG, na quinta-feira enfrenta o Nacional-AM pela volta da Copa do Brasil.