Não foi por falta de esforço. Mas o Coritiba deixou escapar a vitória que lhe daria a liderança do campeonato brasileiro, ao empatar (2×2) ontem com o Bahia, em Salvador.
Se não conseguiu a quinta vitória consecutiva (que seria uma série histórica), ao menos o Coxa mantém-se em terceiro lugar, e invicto pela sexta partida seguida. Apesar do frágil adversário, o empate até caiu bem, já que os alviverdes ficaram setenta minutos com um jogador a menos.
O pequeno público que compareceu à Fonte Nova (a chuva da manhã inibiu os torcedores, mesmo no feriado) viu o Coritiba perceber logo cedo a fragilidade da defesa baiana. No segundo minuto da partida Alexandre Fávaro recebeu livre nas costas de Marcelo Souza e cruzou para Marcel, que demorou para chutar e acabou perdendo boa oportunidade. Aos 8, foi Tcheco quem surgiu com liberdade, mas o cruzamento para Marcel foi curto.
Só que, ao contrário de aproveitar a fraca atuação adversária, o Cori reduziu o ritmo, entrando na velocidade baiana – ou melhor, na baixa velocidade. E para piorar, Pepo fez três faltas seguidas, e acabou sendo expulso logo aos 22 minutos. Tentando recompor o sistema defensivo, Bonamigo deslocou Willians para a direita.
E foi justamente o volante quem deixou Marcel na cara do gol aos 26 minutos, mas Emerson evitou o gol coxa. E mesmo com um jogador a menos, o Cori conseguia ser melhor o suficiente para fazer 1×0. Aos 30 minutos, em falta cobrada por Tcheco, Alexandre Fávaro cabeceou, Emerson defendeu e Danilo aproveitou o rebote e abriu o placar.
No início do segundo tempo, o Bahia dominava, e Bonamigo se viu forçado a reforçar a marcação, colocando Maurinho no lugar de Alexandre Fávaro. Não adiantou. Aos 12 minutos, Jair tabelou com Luís Alberto e tocou para Danilo (que entrara no intervalo), que chutou com estilo, empatando o placar. Aos 17, Nonato desperdiçou ótima oportunidade ao cabecear livre, à frente de Fernando.
O Bahia dominava, mas o Coritiba não precisava jogar muito para assustar o time da casa. Aos 23 minutos, Jackson quase desempatou o jogo após bobeada da defesa. A partida ficava aberta, e Jair assustou Fernando aos 29 minutos, ao chutar forte por cima do gol coxa. E, aos 35, Maurinho sofreu falta na entrada da área. Tcheco cobrou com extrema categoria e marcou o segundo gol alviverde.
Mas nem houve tempo para comemorar. Aos 37 minutos, Luís Fernando aproveitou a falha de Maurinho e chutou a bola ainda desviou em Reginaldo Nascimento e venceu Fernando, igualando de novo o placar, e dando números finais à partida. O Coritiba folga no final de semana, e volta a atuar no dia 28, contra o São Caetano.