O Coritiba deflagrou esta semana guerra ao excesso de peso no CT da Graciosa. Como todo início de temporada, os jogadores chegam com índices de massa corporal bem longe do ideal. Além disso, com reforços chegando todos os dias e a renovação do elenco, a preparação física está mirando os ?gordinhos?. Nada que aflija, mas o tempo escasso de preparação fará com que o time demore algumas rodadas do Campeonato Paranaense para entrar totalmente em forma. A estréia na competição já é no próximo domingo, contra o Rio Branco.
?Estamos com bastante dificuldade. O grupo está bem diferenciado com gente com limiar lá em cima e outros com limiar lá embaixo e o que mais teve foi o percentual de gordura bem alto?, revela William Hauptmann, preparador físico do Coritiba. No entanto, isso não está assustando o profissional alviverde. ?Preparador físico foi feito para resolver problema e não para ser mais um problema. Vamos individualizar o trabalho junto com o pessoal da fisiologia. Vamos ter dificuldades nas primeiras semanas, mas vamos superar isso na garra?, projeta.
E a primeira meta é mesmo queimar gordura. ?A minha intenção era trabalhar um pouco mais de força, mas devido aos resultados dos testes vamos mais para treinamentos de longa duração e baixa intensidade, para que a gente se preocupe mais em queimar o excesso de gordura?, informa. Hauptmann já adianta que no início do Estadual o time não vai estar 100% fisicamente. ?Nas duas primeiras semanas nós vamos ter dificuldades. Mas a minha preocupação é não deixar o time cansado. Ele pode até não estar 100%, mas se cansar, o atleta pode se superar na vontade, no emocional?, aposta.
E quando o time pode estar em pleno vigor físico? ?De 30 a 40 dias de trabalho, contando a partir do dia 2, é que nós teremos esse time bem fisicamente e num nível para brigar até melhor do que os outros?, garante o preparador físico. De volta ao Alto da Glória, após uma passagem em 1999, Hauptmann está mais do que confiante num excelente ano para o Alviverde. ?Nós vamos ganhar muitos jogos na base da força, na base da vontade?, finaliza.
Durante o final de semana, os trabalhos continuam no CT da Graciosa. O elenco está em regime de concentração num hotel de Quatro Barras e só sai de lá para treinar com bola no período da manhã e físico à tarde. Na terça-feira, o técnico Gilberto Pereira comanda um jogo-treino contra o Marcílio Dias no próprio centro de treinamentos e já esboça como será a equipe para a estréia no Paranaense.