O jogo colocava frente a frente equipes com campanhas muito parecidas. Coritiba e Fortaleza realizam um campeonato irregular e a partida foi uma síntese disso. Porém, um segundo tempo mais equilibrado foi suficiente para o Coritiba fazer 2×0 e voltar a vencer após duas rodadas. Com o resultado, o time de Cuca também conseguiu atingir a zona de classificação à Copa Sul-Americana e reduziu para sete pontos a distância que o separa do líder Corinthians.
Somente após 48 minutos de jogo o Coritiba conseguiu, finalmente, aplicar a ?atitude? que o técnico Cuca tanto cobrava. Em uma jogada que teve a participação de todo o ataque, o time paranaense fez o primeiro gol da noite. O jogo, no entanto, só esquentou na fase final. O primeiro tempo foi sonolento e com raras oportunidades de gol, o que obrigou o técnico Cuca a exigir maior movimentação de sua equipe, que passou a fase inicial estática e acomodada com a boa marcação cearense.
O Fortaleza, mesmo tendo um fraco desempenho como visitante (oito pontos em onze jogos), tinha uma defesa segura até então. Com o Coritiba afunilando, a missão da equipe de Hélio dos Anjos ficou facilitada. Mesmo assim, somente após vinte minutos de jogo é que o Fortaleza passou também a se aventurar no ataque. Mesmo assim, de forma tímida e sem exigir de Douglas, que voltava à meta alviverde, uma defesa sequer.
Como se usasse um ?despertador? no vestiário, Cuca não precisou mexer no time para alterar o comportamento do Coritiba. No primeiro lance da fase final, Caio fez jogada de ponta e impediu a saída da bola, cruzando rasteiro na área. Renaldo fez o ?corta-luz? e Marquinhos apareceu livre para conferir. Com vantagem parcial, o Coritiba passou a tocar a bola e esperar espaços para atacar com velocidade. Só que as finalizações, quase sempre, foram desviadas pela zaga do Fortaleza.
Aos 16 minutos, o Coritiba teve um pênalti a seu favor não assinalado pelo árbitro Wilson de Souza Mendonça. Ronaldo Angelim tocou com o braço esquerdo um cruzamento da direita. Só que aos poucos, o ritmo do jogo foi caindo. Nem o Fortaleza conseguia atacar nem o Coritiba chegava na área adversária. Cuca decidiu então pelas entradas de Alcimar e Rodrigo Mancha, reequilibrando sua equipe e Alcimar ainda encontrou espaço para marcar mais um gol.
Lançado na direita, livre, ele só teve o trabalho de ?fuzilar? Bosco, aos 39 minutos, relembrando seus tempos de Icasa, quando foi um ?carrasco? do Fortaleza. A nona vitória neste Brasileirão valeu ao Coritiba a 11.ª posição na classificação geral e um ?fôlego? extra para a seqüência da competição, quando terá dois jogos dificílimos fora de casa, contra Santos e Palmeiras.
CAMPEONATO BRASILEIRO
22ª RODADA
SÚMULA
Local: Couto Pereira (Curitiba).
Árbitro: Wilson de Souza Mendonça (FIFA-PE).
Assistentes: Erick Bartholomeu Antas e Silva Bandeira (FIFA-PE) e Alcides Augusto de Lira Júnior (PE).
Renda: R$ 57.847,50.
Público: 8.980 pagantes (10.075).
Gols: Marquinhos a 3° e Alcimar a 39° do 2º tempo.
Cartões amarelos: Vágner, Reginaldo Nascimento, Luís Carlos Capixaba e Caio (Coritiba). Amaral e Ronaldo Angelim (Fortaleza).
CORITIBA 2×0 FORTALEZA
CORITIBA
Douglas; Vágner, Flávio e Allan; Jackson, Reginaldo Nascimento, Luís Carlos Capixaba (James), Marquinhos (Rodrigo Mancha) e Ricardinho; Caio (Alcimar) e Renaldo. Técnico: Cuca.
FORTALEZA
Bosco; Amaral, Alan, Ronaldo Angelim e Marquinhos; Erandir, Marcelo Lopes (Paulo Isidoro), Lúcio (Igor) e Mazinho Lima; Rinaldo e Fumagalli (Alex Afonso). Técnico: Hélio dos Anjos.