O Coritiba venceu ontem seu primeiro obstáculo no caminho de volta à primeira divisão do campeonato brasileiro. Na estréia na Segundona, o Coxa conseguiu arrancar, com muita raça e contando com a sorte, uma vitória por 2 a 1, contra o Remo, em Belém.
Com cinco estreantes, o Cori sentiu a falta de entrosamento e principalmente o gramado, muito castigado pela chuva que caiu na capital paraense. Mas contou com uma bela atuação do atacante Fábio Pinto e com uma falha incrível do goleiro do Leão para voltar para casa com os três pontos na bagagem.
O Coxa cumpriu a promessa feita na véspera e partiu para cima do Remo desde o primeiro minuto. A primeira chance apareceu com Fábio Pinto, que recebeu lançamento na esquerda e chutou em cima do goleiro Alexandre Buzetto.
O time da casa deu a resposta logo em seguida, com Felipe Mamão acertando a trave do gol de Kléber. Mas o Coritiba continuou melhor e, aos 14′, conseguiu tirar o zero do placar. Fábio Pinto puxou contra-ataque pela direita e tentou a tabela com Eanes. O zagueiro Rodrigo conseguiu cortar, mas acabou marcando gol contra.
Mesmo em vantagem, o Coxa continuou pressionando. Mas William não estava com sorte e acabou desperdiçando duas oportunidades claras. Na primeira, ele recebeu de Eanes, livre na pequena área, mas acertou o travessão. Já no final do primeiro tempo, foi a vez de Fábio Pinto tocar para o centroavante alviverde, que bateu em cima do goleiro remista.
O time do Alto da Glória voltou mais cauteloso na segunda etapa. Sabendo que a única alternativa do Remo era atacar, o Coxa preferia esperar em seu campo, para aproveitar os contragolpes. E foi assim que o Coritiba quase chegou ao segundo gol. Eanes partiu em velocidade, passou pela marcação, mas chutou em cima do goleiro.
Mas a resposta do time paraense veio logo em seguida. Aos 19′, Serginho soltou uma bomba de fora da área e Kléber não conseguiu impedir o empate. O gol animou o time do Remo, que por pouco não conseguiu o segundo. Porém com pelo menos três grandes defesas, Kléber impediu a virada remista.
O técnico Estevam Soares tentou reverter o panorama do jogo, com a entrada de Anderson Gomes e a reestréia de Caio. Mas nenhum deles conseguiu se destacar no gramado pesado.
Tudo parecia se encaminhar para o empate. Mas, aos 42′, o goleiro da equipe paraense resolveu facilitar as coisas para o Coxa. Fábio Pinto chutou rasteiro, de longe, no meio do gol. Alexandre Buzetto não conseguiu segurar e comeu um frangaço. "A gente mereceu a vitória. Criamos várias chances e tivemos sorte no final", comemorou o artilheiro da tarde.
O próximo desafio coxa-branca na luta para voltar à elite do Brasileirão é o Guarani, no próximo sábado, no Couto Pereira. O Remo vai a Goiânia, onde enfrenta o Vila Nova.
CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B
1.ª rodada
REMO 1 x 2 CORITIBA
Remo: Alexandre Buzatto; Magrão, Ricardo Henrique e Rodrigo (Paulista); Léo, Serginho, Beto, Artur (Anelka) e Maico Gaúcho; Daniel e Felipe Mamão. Técnico: Flávio Campos.
Coritiba: Kléber; Andrezinho, Henrique, Índio e Ricardinho; Márcio Egídio, Luciano Santos e Jackson (Rodrigo Mancha); Eanes (Caio), William (Anderson Gomes) e Fábio Pinto. Técnico: Estevam Soares.
Gols: Rodrigo (contra), aos 14? do primeiro tempo. Serginho, aos 19?, Fábio Pinto, aos 42? do segundo tempo.
Árbitro: Ricardo Gregório de Souza (AP)
Assistentes: Jorge Antônio Pinheiro (AP) e Juscelino Padilha de Souza (AP).
Cartões amarelos: Magrão, Serginho (Remo), Índio, Kléber (Coritiba).
Local: Baenão, em Belém (PA).
*Devido a uma punição do STJD ao Remo, a partida foi disputada com os portões fechados.