A derrota no clássico de domingo acendeu a luz amarela no Coritiba e contra o Real Brasil o time terá duas novidades para buscar a reabilitação no Campeonato Paranaense. Em princípio, as mudanças estavam dentro do planejamento do clube, mas o próprio técnico Dorival Júnior avisa que o time precisa melhorar em vários pontos. De qualquer forma, o zagueiro Felipe e o meia Marlos ganham a confiança do treinador e a chance de se fixarem como titulares do Alviverde. O confronto contra a equipe 3de Aurélio Almeida está programado para às 16 horas no Pinhão, em São José dos Pinhais.
?Já estava previsto, independente do resultado de domingo, o Gilberto e o Renatinho para fazerem um trabalho mais forte com o departamento físico por eles já iniciarem a competição atuando e assim vai ser feito com outros atletas futuramente?, explicou Dorival, que achava que poderia usar Dick pela lateral-direita. Como o reforço não foi regularizado em tempo, a idéia de poupar Gilberto Flores foi por água abaixo. ?Temos que conciliar cada situação, já estava planejado e não mudaremos em função do último resultado. Não queremos preparar um atleta para dez jogos, queremos prepará-los para o ano?, avisa o treinador.
Mas não é só isso. No lado coletivo, o Coxa também tem que progredir o treinador está cobrando mais da equipe a cada trabalho. ?Nossa saída de bola está morosa, nossa troca de passes tem que ser muito mais dinâmica, a nossa movimentações em termos de meia e atacantes com a passagem dos alas tem que ser mais efetiva?, analisou. No entanto, Dorival acredita que o time vai chegar onde ele quer. ?São pontos que temos que trabalhar, temos muito para evoluir porque é uma equipe que está criando uma identidade, mas que tem capacidade para isso?, confia.
E essa identidade deve começar a ser testada hoje já que o treinador não conta mais com o zagueiro Henrique (negociado com o Palmeiras) e vai testar Felipe na posição. Na lateral, 3 sem poder contar com Dick devido a problemas de documentação, Gilberto Flores será mantido. No meia, sai Renatinho para se condicionar melhor e entra Marlos, que pede passagem para se firmar na equipe. ?Se eu tiver uma chance de ter uma sequência maior, eu acredito que eu possa fazer um grande trabalho. Vou tentar dar o meu melhor para que a gente consiga a vitória?, finaliza Marlos.
CAMPEONATO PARANAENSE
1.ª Fase – 5.ª Rodada
Real Brasil x Coritiba
Real Brasil
Rodrigo; Jair, Rafael, André e Vinícius; Eder, Rafael Kashima, Michel e Adriano; Anderson e Leonardo.
Técnico: Chicão
Coritiba
Edson Bastos; Rodrigo Mancha, Jéci e Felipe; Dick, Careca, Pedro Ken, Marlos e Ricardinho; Keirrison e Hugo.
Técnico: Dorival Júnior
Local: Pinhão (São José dos Pinhais)
Horário: 16 horas
Árbitro: Antônio Denival de Moraes
Assistentes: Francisco Aurélio do Prado e Everaldo Lambert dos Reis
Ingressos: Arquibancada, R$ 20,00. Mulheres, crianças, estudantes e idosos pagam meia.
Reforço pra zaga vem de time suíço
Foto: Valquir Aureliano |
Dorival Júnior indicou contratação de Tiago Bernardi. |
Ao mesmo tempo em que liberava o zagueiro Henrique para o Palmeiras por R$ 6 milhões e mais algum jogador emprestado, o Coritiba anunciou a contratação do também defensor Tiago Bernardi. Natural de Araras, o jogador de 28 anos estava no Kickers Luzern, da Suíça, e já realizou os exames médicos ontem mesmo no CT da Graciosa. ?É um jogador que se destacou no União São João e chamou a atenção de várias equipes. Foi contratado pelo Internacional e teve uma passagem pelo Santos. Fez uma ótima Copa da Uefa no ano passado e foi um dos destaques de sua equipe?, informa o técnico Dorival Júnior.
Para o treinador, a expectativa é boa em torno do novo contratado. ?É um jogador que saiu muito jovem do Brasil, poucas pessoas o conhece, mas se ele reeditar a atuação dele pelo União é um jogador que promete muito?, projeta. Além dessas equipes, Tiago Henrique Bernardini Consoni também passou por Criciúma e FC Thun. No Coritiba, ele se junta a Jéci, Felipe, Nenê, Maurício e, possivelmente, Nen, que pode vir do Palmeiras, além de Rodrigo Mancha, que tem feito papel de zagueiro neste início de temporada. Depois dessa contratação e da prateleira cheia, o clube prepara novas chegadas e também deve fazer dispensas.
Já a novela Henrique deve terminar hoje. Ontem, o advogado do ex-presidente Sérgio Prosdócimo, Carlos Eduardo Hapner, entregou a minuta com os termos do acordo para avaliação da diretoria. De acordo com o diretor jurídico do Coxa, Gustavo Nadalin, se os dirigentes aceitarem a proposta, a penhora sobre o defensor poderá ser levantada e a negociação com o Palmeiras concretizada. O jogador, por sinal, já está na Academia de Futebol realizando os últimos exames e à espera de ser apresentado por seu novo clube.
Time cigano aposta em fase de evolução
Foto: Valquir Aureliano |
Técnico Chicão não teme Coxa. |
O Real Brasil terá apenas uma alteração para enfrentar o Coritiba hoje à tarde no Pinhão e tentar a reabilitação no Campeonato Paranaense. O zagueiro André, recuperado de uma lesão, volta ao time no lugar de Vinícius, que será deslocado para a lateral-esquerda. Já o meia-atacante Ânderson, que atuou improvisado naquele setor será o companheiro de ataque de Leonardo. Com a base mantida, o técnico Chicão garante que a equipe está preparada para enfrentar o Alviverde. ?A responsabilidade é grande, mas a rapaziada está consciente. Sabemos que o Coritiba impõe respeito, mas nosso time está crescendo de produção?, disse o treinador. Para ele, não é porque o Real é uma equipe pequena que o Coxa poderá levar vantagem. ?Vamos jogar em casa apesar da torcida ser toda deles, mas não é por acaso que que estamos na primeira divisão?, avisa Chicão, que fez carreira como goleador no futebol catarinense em equipes como o Blumenau, Marcílio Dias e Criciúma.